A Situação do Marketing nas Mídias Sociais

Em 2019, gastou-se nos Estados Unidos $18.4 bilhões de dólares em propaganda nas mídias sociais.

Hoje, a maioria dos americanos possuem um perfil nas mídias sociais, e as marcas continuam a investir pesadamente em propaganda orgânica e paga.

90% dos profissionais de marketing acreditam que investir nas mídias sociais tem um impacto direto na receita da empresa.

Atualmente, 63% dos profissionais dizem que frequentemente discutem sobre as métricas ROI com seus chefes.

Quando se trata sobre os objetivos das mídias sociais, profissionais dizem que seu objetivo número um continua sendo a conscientização da marca.

Seus objetivos também incluem direcionar e impulsionar as vendas através das mídias sociais, assim como ampliar o engajamento da comunidade e aumentar sua audiência.

Com os profissionais de marketing social focados em aumentar a conscientização de marca, é fácil supor que eles priorizariam alcance e impressões para atingir seus objetivos.

Mas quando questionados em quais métricas eles se concentram para ajudar cumprir seus objetivos, 63% dos profissionais de marketing social dizem as métricas de engajamento.

Menos da metade (41%) usa métricas de amplificação e de conscientização de marca, como alcance e impressões.

Enquanto isso, 50% dos profissionais de marketing social concentram-se nas métricas de conversão e receita.

Quando perguntados sobre como eles definem o engajamento para medir o sucesso de suas estratégias sociais, os profissionais apontaram para:

  • likes e comentários, bem como
  • compartilhamentos;
  • retweets;
  • e interação com os consumidores.

Principais Objetivos dos profissionais de marketing digital nas Mídias Sociais

  • 70% – Aumentar a conscientização da marca
  • 59% – Vendas/Geração de Leads
  • 48% – Aumentar o engajamento da comunidade
  • 46% – Aumentar a audiência da marca
  • 45% – Aumentar tráfico da web

Como profissionais de marketing definem engajamento ao medir o sucesso das mídias sociais

  • 72% – Likes e/ou Comentários
  • 62% – Compartilhamentos e Retweets
  • 60% – Interação com consumidores
  • 34% – Atribuição de receita
  • 32% – Inspirar os consumidores à ação
  • 29% – Inspirar os consumidores à uma resposta emocional

uso das plataformas de mídias sociais

Os profissionais de marketing social também têm uma boa ideia de quais plataformas sociais usar para se conectar com seu público-alvo.

Alinhado ao comportamento do consumidor, 89% dos profissionais dizem que também usam o Facebook como parte da estratégia social de sua marca.

Enquanto o Facebook reina, vale a pena olhar mais de perto quais plataformas sociais são mais populares entre determinados grupos etários.

O Facebook, por exemplo, é a principal plataforma onde membros da Geração X gostam ou seguem marcas (77%).

Mas para os membros da Geração Z, Instagram leva o bolo (69%).

Além das preferências de idade e plataforma, deve-se pesar vários outros fatores ao decidir em quais plataformas sociais construir a estratégia ao redor.

Embora o custo continue sendo um fator a levar em consideração, os profissionais de hoje estão primariamente interessados em quantas pessoas eles podem alcançar em uma determinada plataforma.

Apesar de ter uma imagem mais clara dos objetivos e métricas, quase metade (47%) acham difícil desenvolver estratégias sociais que apoiem ​seus objetivos de negócio.

Em particular, os líderes de marketing social concordam com esta afirmação.

51% dos líderes dizem criar estratégias sociais que se encaixam em suas metas de negócios – de toda a empresa – é um desafio para eles.

Fora do desenvolvimento de estratégias sociais para metas do negócio como um todo:

  • 43% dos profissionais de marketing social sofrem para identificar e entender seu público-alvo;
  • Enquanto 31% acham difícil garantir orçamento e recursos para mídias sociais.

Finalmente: Como os profissionais de marketing priorizam em quais plataformas sociais devem investir? Abaixo o gráfico demonstra as informações!

Como os profissionais de marketing priorizam em quais mídias socias devem investir

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