Levando os Consumidores do Engajamento para a Tomada de Decisão

Em primeiro lugar, os profissionais de marketing social precisam ter em mente que 53% dos consumidores que seguem marcas nas redes sociais mesmo que eles não comprem nada da mesma.

Além disso, 46% dos consumidores dizem que seguem as marcas apenas pelo conteúdo inspirador.

Enquanto 41% seguem as marcas das quais não compram, apenas pelo conteúdo divertido, de entretenimento. 

Por que os consumidores seguem marcas nas mídias socais das quais não compram nada?

  1. Eles postam conteúdo inspiracional
  2. Eles postam conteúdo de entretenimento e/ou divertido
  3. Eles postam conteúdo esteticamente agradável
  4. Eles se alinham com meus valores pessoais
  5. Eles contam uma história interessante

Para os profissionais de marketing, converter esses seguidores em consumidores (compradores) é uma enorme oportunidade para reforçar o crescimento do negócio e demonstrar como o conteúdo orientado em dados contribui diretamente para o saldo.

Uma vez que eles têm a atenção dos seguidores, os profissionais de marketing precisam identificar quais tipos de conteúdo e ações sociais levarão essa conexão um passo a frente.

61% dos seguidores disseram que publicações oferecendo descontos poderiam incentivá-los a fazer uma primeira compra, enquanto 45% disse publicações informativas convence-os a comprar.

Baseado nos dados das mídias sociais, os profissionais de marketing podem ver que tipos de posts têm as melhores taxas de conversão e onde devem investir o seu recursos para criar um conteúdo online eficaz.

Levando os Consumidores do Engajamento para a Tomada de Decisão

Contudo, nem todo consumidor vai clicar no botão de comprar na primeira vez – e tudo bem.

O que nós, os profissionais de marketing social, devemos nos concentrar em fazer é fortalecer as conexões que compartilhamos com nossos seguidores até que eles estejam prontos para apertar o botão e comprar.

Finalmente, quando é hora de converter pessoas em compradores ativos, os profissionais de marketing social devem usar uma combinação de descontos, demonstrações de produtos e conteúdo para mover seguidores através do funil de compras.

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