Entenda como funciona essa estratégia cheia de tecnologia e como ela pode beneficiar a sua empresa
O impacto da tecnologia em tudo que fazemos não é uma novidade. Já há alguns anos temos aprendido a viver imersos em um mundo que digitalizou praticamente tudo. Se você quer pedir uma comida, não precisa encontrar um folheto e, então, ligar para o restaurante – em poucos minutos, com acesso a um aplicativo no seu smartphone, todas as opções perto de você aparecem, como num passe de mágica.
É claro que toda essa inovação chegou ao marketing, impactando diretamente a maneira como as empresas se comunicam com o público e, principalmente, reunindo ferramentas para tornar essa comunicação cada vez mais eficaz. É isso que chamamos de automação de marketing – e é ela que pode fazer toda a diferença para sua marca.
O que é automação de marketing?
De maneira simples, automação de marketing envolve utilizar a tecnologia para automatizar as ações e processos de comunicação da empresa. A ideia é não só reduzir os esforços manuais, economizando tempo e evitando erros comuns, mas ser mais eficiente e assertivo, focando no público certo e descobrindo as melhores estratégias para transformar simples visitantes do seu site ou das redes sociais em clientes fidelizados.
Com a internet superando as fronteiras de espaço, contar com esse tipo de esforço é essencial para garantir que sua marca alcance os melhores resultados.
Além disso, os softwares de automação não atuam apenas facilitando e agilizando a execução de tarefas, mas tornando-as escaláveis e monitoráveis. Assim, você consegue ter mais clareza sobre o que está funcionando e deve continuar nas suas estratégias, e o que precisa de ajustes para cumprir os objetivos da melhor maneira possível.
Algumas das ferramentas que envolvem a automação de marketing são:
• E-mail marketing: envio de e-mails segmentados, personalizados e programados de acordo com as estratégias da empresa para nutrir leads, enviar newsletters, promover produtos ou serviços e diversos outros objetivos.
• Gestão de leads: captura, qualificação, segmentação e acompanhamento do progresso dos leads no funil de vendas, facilitando e clareando o processo de transformá-los em clientes fidelizados.
• Segmentação de público: divisão da base de dados de leads em segmentos dos mais diversos, utilizando critérios que sejam interessantes à empresa, como interesses, comportamentos, localização, entre muitos outros..
• Nutrição de leads: não basta captar leads e acompanhá-los, é preciso nutri-los para que tenham as ações esperadas. Assim, com a automação de marketing é possível fazer o envio automático de conteúdo relevante para leads em diferentes estágios da jornada de compra, visando convertê-los em clientes.
• Monitoramento de redes sociais: programação de postagens, análise de métricas e interação com o público nas redes sociais – tudo para tornar essas plataformas mais uma ferramenta de comunicação bem-sucedida.
• Campanhas publicitárias: com softwares de automação, também é possível realizar o gerenciamento automatizado de anúncios em plataformas como o Google Ads e o Facebook Ads, realizando campanhas pagas, que funcionam em conjunto com as estratégias orgânicas.
• Lead scoring: atribuição de uma pontuação aos leads com base em seu comportamento e interações diante das ações e estratégias da empresa, ajudando a identificar quais são mais propensos a se tornarem clientes.
• Análise de dados: coleta e análise automatizada de dados de marketing para avaliar o desempenho das campanhas e tomar decisões assertivas e, é claro, muito mais eficazes.
• Gestão de conteúdo: agendamento e publicação automática de conteúdo em blogs – uma ótima ferramenta para aumentar a autoridade e o melhorar o posicionamento do site em páginas de busca, como o Google.
• Vendas: os softwares de automação de marketing podem ser integrados com sistemas de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) para facilitar a passagem de leads qualificados para a equipe de vendas. Assim, as equipes trabalham em conjunto para alcançar resultados ainda melhores.
Por que sua empresa precisa de automação de marketing
A ideia de contar com essas ferramentas e criar estratégias voltadas para o marketing digital é aumentar o alcance da sua empresa e atuar diretamente na retenção de clientes. Isso quer dizer que os consumidores não apenas comprarão os produtos e serviços da sua marca, mas a reconhecerão como autoridade no segmento, realizando novas compras sempre que necessário e falando de sua experiência para outras pessoas.
Assim, contando com a automação de marketing, você tem mais sucesso em nutrir seus leads e levá-los com eficácia através do funil de vendas, entendendo seus comportamentos e vontades, e, principalmente, fazendo com que voltem sempre.
Esse esforço também impacta diretamente no seu ticket médio, que acaba se tornando mais alto conforme os leads consomem seu conteúdo. É comprovado que leads que se tornam “especialistas” naquilo que sua empresa faz e que já realizaram outras compras anteriormente, tendem a gastar mais.
Invista em automação e experimente novos resultados
Se você quer levar sua empresa a novos patamares e alcançar mais clientes, a automação de marketing é a melhor opção. E com uma agência especializada esse esforço fica ainda mais eficaz.
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