10 erros comuns de marketing em redes sociais – Parte 3 | CONTEÚDO

Já falamos sobre a falta de um plano ou estratégia para as redes sociais e também sobre a falta de conhecimento sobre a audiência a ser alcançada. Agora, é hora de falar sobre conteúdo. Afinal, como ele impacta o investimento de marketing nas redes sociais? Como ela interfere na sua estratégia de conteúdo digital?

Vamos ao terceiro erro mais comum e a como evitá-lo.

 

🍊Leia a PARTE 1 dos 10 erros mais comuns de marketing em redes sociais, clicando aqui.

🍊🍊Leia a PARTE 2 dos 10 erros mais comuns de marketing em redes sociais, clicando aqui.

3. Falta de uma estratégia de conteúdo e de um cronograma

 

O marketing nas redes sociais é uma atividade que pode começar sem nenhum tipo de planejamento. E, sinceramente, qualquer coisa pode ser compartilhada para qualquer audiência. O que costuma acontecer com a falta de planejamento, no entanto, é que o conteúdo do que está sendo postado se torna fraco, e temas importantes acabam sendo deixados de lado.

Afinal, por que alguém continuaria seguindo a sua marca se você não dá razões para isso?

Para experimentar sucesso real em seus esforços nas mídias sociais, é preciso construir um calendário de conteúdo bem detalhado, explicando o tipo de conteúdo que a sua marca quer compartilhar, se ele precisa ser criado ou se já existe, as datas que exigem planejamento ou precisam ser evitadas, e como, onde e quando esse conteúdo será distribuído.

 

🍊Qual a ideia principal?

A ideia é que tudo o que a sua empresa poste gere conscientização, familiaridade e intensão de compra, ou, até mesmo, um follow-up do pós-venda para que a recompra se torne parte da sua estratégia de marketing.

 

Há diversos esquemas e layouts já prontos de como organizar o conteúdo que fará parte da sua estratégia de marketing para as redes sociais. Uma delas, que sugerimos, é a Matriz de Marketing de Conteúdo da Smart Insights, que oferece uma ferramenta de planejamento para ajudar os profissionais a gerarem ideias para os conteúdos mais atraentes para cada audiência com antecedência.

 

Recomendação de Estratégia: Monte um plano de marketing de conteúdo

Crie um documento para te ajudar a planejar um conteúdo de qualidade para o seu público nas redes sociais. Ele deve incluir:

🍊Criação de conteúdo

🍊Curadoria

🍊Calendário editorial

Seu plano de marketing de conteúdo deve responder as seguintes perguntas:

 

  • Que tipos de conteúdos você pretende postar/promover nas redes sociais?
  • Com que frequência quer atualizar a sua página?
  • Qual é o público-alvo de cada tipo de conteúdo?
  • O conteúdo já existe?
  • Quem vai criar o conteúdo se tiver que ser produzido?
  • Como o conteúdo será promovido?

 

Depois de responder essas perguntas, seu calendário editorial deve conter as datas e horários em que você pretende publicar os tweets, posts no Instagram e no Facebook e artigos no blog que vai usar durante a sua campanha.

 

🍊Exemplo do que NÃO FAZER

No ano passado, as Forças Aéreas dos Estados Unidos tentaram usar um trending topic em sua conta no Twitter – o viral ‘Yanny ou Laurel’, em maio de 2018 – e acabaram provando que mesmo tweets com reações a atualidades devem fazer parte de uma estratégia mais ampla.

Ao invés de ser engraçada, a postagem acabou gerando raiva e diversas reações negativas, resultando em sua exclusão e em um pedido de desculpas.

Por isso, é tão importante não só ter estratégias para o marketing em redes sociais e conhecer o seu público, mas também planejar o seu conteúdo nesse tipo de mídia.

Fique atento para o nosso próximo post, continuando a falar sobre erros comuns de marketing em redes sociais 😉


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