Já falamos sobre a falta de um plano ou estratégia para as redes sociais e também sobre a falta de conhecimento sobre a audiência a ser alcançada. Agora, é hora de falar sobre conteúdo. Afinal, como ele impacta o investimento de marketing nas redes sociais? Como ela interfere na sua estratégia de conteúdo digital?
Vamos ao terceiro erro mais comum e a como evitá-lo.
🍊Leia a PARTE 1 dos 10 erros mais comuns de marketing em redes sociais, clicando aqui.
🍊🍊Leia a PARTE 2 dos 10 erros mais comuns de marketing em redes sociais, clicando aqui.
3. Falta de uma estratégia de conteúdo e de um cronograma
O marketing nas redes sociais é uma atividade que pode começar sem nenhum tipo de planejamento. E, sinceramente, qualquer coisa pode ser compartilhada para qualquer audiência. O que costuma acontecer com a falta de planejamento, no entanto, é que o conteúdo do que está sendo postado se torna fraco, e temas importantes acabam sendo deixados de lado.
Afinal, por que alguém continuaria seguindo a sua marca se você não dá razões para isso?
Para experimentar sucesso real em seus esforços nas mídias sociais, é preciso construir um calendário de conteúdo bem detalhado, explicando o tipo de conteúdo que a sua marca quer compartilhar, se ele precisa ser criado ou se já existe, as datas que exigem planejamento ou precisam ser evitadas, e como, onde e quando esse conteúdo será distribuído.
🍊Qual a ideia principal?
A ideia é que tudo o que a sua empresa poste gere conscientização, familiaridade e intensão de compra, ou, até mesmo, um follow-up do pós-venda para que a recompra se torne parte da sua estratégia de marketing.
Há diversos esquemas e layouts já prontos de como organizar o conteúdo que fará parte da sua estratégia de marketing para as redes sociais. Uma delas, que sugerimos, é a Matriz de Marketing de Conteúdo da Smart Insights, que oferece uma ferramenta de planejamento para ajudar os profissionais a gerarem ideias para os conteúdos mais atraentes para cada audiência com antecedência.
Recomendação de Estratégia: Monte um plano de marketing de conteúdo
Crie um documento para te ajudar a planejar um conteúdo de qualidade para o seu público nas redes sociais. Ele deve incluir:
🍊Criação de conteúdo
🍊Curadoria
🍊Calendário editorial
Seu plano de marketing de conteúdo deve responder as seguintes perguntas:
- Que tipos de conteúdos você pretende postar/promover nas redes sociais?
- Com que frequência quer atualizar a sua página?
- Qual é o público-alvo de cada tipo de conteúdo?
- O conteúdo já existe?
- Quem vai criar o conteúdo se tiver que ser produzido?
- Como o conteúdo será promovido?
Depois de responder essas perguntas, seu calendário editorial deve conter as datas e horários em que você pretende publicar os tweets, posts no Instagram e no Facebook e artigos no blog que vai usar durante a sua campanha.
🍊Exemplo do que NÃO FAZER
No ano passado, as Forças Aéreas dos Estados Unidos tentaram usar um trending topic em sua conta no Twitter – o viral ‘Yanny ou Laurel’, em maio de 2018 – e acabaram provando que mesmo tweets com reações a atualidades devem fazer parte de uma estratégia mais ampla.
Ao invés de ser engraçada, a postagem acabou gerando raiva e diversas reações negativas, resultando em sua exclusão e em um pedido de desculpas.
Por isso, é tão importante não só ter estratégias para o marketing em redes sociais e conhecer o seu público, mas também planejar o seu conteúdo nesse tipo de mídia.
Fique atento para o nosso próximo post, continuando a falar sobre erros comuns de marketing em redes sociais 😉
Leia também:
Por que criar um aplicativo móvel atraente para sua empresa?
🍊Um aplicativo para dispositivos móveis bem-sucedido pode ajudar a proporcionar uma melhor experiência ao usuário, mas também ajudará sua empresa. Neste post, vamos falar sobre 5 dicas para tornar seu aplicativo bem-sucedido.