Erros na maneira com que gerenciamos as redes sociais podem não apenas nos impedir de realmente receber todos os benefícios por nossos esforços, como também podem danificar a visibilidade de qualquer marca.
Isso acontece pois os compartilhamentos online são imediatos e potencialmente transmitidos a milhares – e até milhões – de pessoas nas audiências que queremos alcançar.
Esta série de posts que vamos fazer foi inspirada em um material da Smart Insights, que demonstra os erros atuais mais comuns de marketing em redes sociais.
NÃO PERCA! 🍊🍊🍊
Nest post, falamos sobre TRANSFORMAÇÃO DIGITAL e por que nós, da DINBRASIL, usamos o conceito de LARANJAS em toda nossa comunicação!
Vamos começar, portanto, uma série de 10 artigos, detalhando cada erro e oferecendo as melhores maneiras de evitá-los e de conseguir o máximo dos investimentos de marketing nas redes sociais.
1. Nenhum plano ou estratégia para redes sociais
A Smart Insights realizou um estudo, que mostrou que 3.1 bilhões de pessoas em todo o mundo (42% da população global) usa redes sociais, então essa é uma grande oportunidade para alcançar e engajar qualquer audiência.
No entanto, postagens irregulares nas páginas comerciais, falta de atendimento ao consumidor e péssima qualidade de conteúdo mostram que muitas empresas ainda não estão aproveitando tudo o que as redes sociais podem oferecer.
🍊Mas por que isso ainda acontece?
Há muitas razões possíveis, mas uma delas é que há muitas oportunidades. São tantas plataformas e maneiras de interagir (que evoluem rapidamente), que pode acabar sendo muita coisa.
E é tão fácil começar uma conta em uma rede social, que parece que planejar uma estratégia sem um modelo pronto é desnecessário e até intimidador.
Pode ser tentador simplesmente “jogar tudo lá” sem nem pensar no assunto. Mas, fazendo isso, fica impossível saber se aquele conteúdo é relevante ou se serviu ao propósito que deveria.
Sua organização tem uma estratégia de marketing digital claramente definida? Leia mais sobre isso AQUI.
🍊Por onde começar?
Honestamente, a maioria das empresas não pensa nisso, mas toda e qualquer ação nas redes sociais deve ser parte de uma estratégia integrada.
Você pode começar utilizando um modelo chamado SOSTAC*. Ele inclui:
- 🍊 Situação: uma avaliação do estado atual (tanto interno – como a capacidade da equipe para gerenciar as contas – quanto externo – competição, audiência,etc).
- 🍊Objetivos: uma lista de objetivos SMART – específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo limite – a serem alcançados.
- 🍊Estratégia: um plano de “como chegar lá” baseado em conhecimentos sobre as audiências que serão alcançadas, e os tipos de conteúdo que levarão essas audiências a completarem os objetivos.
- 🍊Táticas: quais redes usar, com que frequência compartilhar conteúdo, quem será responsável por isso, que tipo de conteúdo será postado.
- 🍊Ações: Entregáveis (o que está dentro e fora do escopo).
- 🍊Controle: uma lista de comparativos e KPIs para ajudar a analisar os resultados, assim como para servir como prova do que está funcionando ou não.
Formulando um plano de estratégia que funciona para a sua empresa, você vai garantir que as redes sociais não fiquem isoladas dos outros esforços de marketing, que sejam sustentáveis e que se tornem parte importante de toda a estratégia do seu negócio.
Fique atento para o nosso próximo post, continuando a falar sobre erros comuns de marketing em redes sociais 😉