Uma estratégia de marketing digital, é essencial?

Sua organização tem uma estratégia de marketing digital claramente definida?

Muitas empresas ainda não estão adotando uma abordagem estratégica para o marketing digital. 

Em uma pesquisa da Smart Insights sobre marketing digital em parceria com a TFM e a feira de comércio eletrônico, foi perguntado em 2018: “sua organização tem uma estratégia de marketing digital claramente definida?”.

E apenas 51% dos respondentes disseram que sim!

Em 2019, a mesma pesquisa foi repetida, e os resultados foram:

Sua empresa tem uma estratégia marketing digital?

 

Uma estratégia de marketing digital é essencial?

Portanto, de acordo com o gráfico, 45% das empresas estão trabalhando em marketing digital sem uma estratégia claramente definida.

Isso é, na verdade, uma melhoria em relação às descobertas de 2018.

Mais empresas perceberam os benefícios de um plano definido, agora que o marketing digital está crescendo ainda mais em importância.

O fato de muitas organizações ainda não terem um plano, uma estratégia de marketing digital, realmente importa? 

Bem, certamente a beleza do marketing digital é que você pode obter resultados concentrando-se nas táticas como pesquisa, mídia social e email marketing, além de trabalhar na otimização da taxa de conversão para o site.

A estratégia não é essencial para se obter resultados iniciais.

Mas quanto maior o negócio, mais uma estratégia é necessária!

Todos sabemos por que é importante ter uma estratégia e há muitas prioridades e desafios do dia-a-dia que nos impedem de formular ou entregar planos e projetos neste assunto.

Portanto, vamos tirar mais dúvidas sobre isso abaixo!

LEIA TAMBÉM: 5 erros comuns no SEO que você precisa corrigir!

É melhor um plano digital separado ou integrado?

Embora você possa inicialmente precisar de um plano digital separado para ajudá-lo a criar uma estratégia e conseguir um investimento em canais digitais ou para iniciar um programa de transformação digital, é melhor mantê-lo bem integrado.

Isso significa apoiar objetivos comerciais comuns e mantê-los consistentes com sua marca e estratégia de comunicação.

Em suma, o objetivo a longo prazo deve ser integrar o seu plano digital, sua estratégia digital, ao seu plano de comunicações de marketing.

Em outras palavras: comece um PROGRAMA DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL!

estratégia digital nas empresas
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS EMPRESAS

 

Análise do gráfico:

Embora haja um declínio no número de empresas que planejam a introdução de um programa de transformação digital nos próximos 12 meses (33% no ano passado, contra 31% este ano segundo a pesquisa citada acima), observamos um aumento nos negócios que acabaram de iniciar um programa de transformação digital, começar uma estratégia de marketing digital.

Este ano, 2019, 24% das organizações iniciaram o programa nos últimos dois anos, em comparação com os 21% do ano anterior.

Mais empresas também implementaram um programa de transformação digital por mais de dois anos (10% versus 9%).

Você pode começar com um “plano digital”, como uma ferramenta de curto prazo, para definir seu futuro digital e ajudar a transformar seus negócios.

Mas o ideal é que a estratégia de marketing digital se torne parte do planejamento de negócios! 

E aí? Vamos começar uma TRANSFORMAÇÃO DIGITAL em sua empresa?

Posts Relacionados