Continuando a nossa série sobre os erros mais comuns em marketing para redes sociais, vamos ao número 4. Como planejar e executar estratégias de mídias sociais em equipe? Como dividir as tarefas para uma estratégia de marketing digital realmente acontecer?
🍊Leia a PARTE 1 dos 10 erros mais comuns de marketing em redes sociais
🍊🍊Leia a PARTE 2 dos 10 erros mais comuns de marketing em redes sociais
🍊🍊🍊Leia a PARTE 3 dos 10 erros mais comuns de marketing em redes sociais
4. Quantidade de pessoas insuficientes para executar a estratégia de mídias sociais
Partindo do último erro de que falamos – a falta de uma estratégia e de um cronograma –, enquanto estamos investindo em um plano de conteúdo para redes sociais, é chave decidirmos quem será responsável por cada canal.
Sem alguém (ou, se você tiver sorte, uma equipe) que esteja completamente dedicado a este trabalho, as redes sociais podem acabar descendo na lista de prioridades e as publicações começam a ficar mais raras até desaparecerem por completo. Não é difícil encontrar empresas que estejam cometendo esse erro.
Se os recursos são limitados, também acontecem os seguintes problemas:
🍊Manter a presença nas redes sociais com conteúdo relevante e apropriado à audiência acaba se tornando impossível, então a aproximação começa a ficar mais ampla. Você começa a se distanciar do seu público;
🍊As páginas acabam ficando dias, semanas, meses e até anos sem atualizações que chamem a atenção do público (algo que, provavelmente, seus concorrentes estão aproveitando);
🍊As páginas perdem o tom de voz e a consistência;
🍊As atualizações perdem o propósito.
Recomendação de Estratégia 🍊 Planejamento de recursos para redes sociais
Não importa se você quer realmente investir em marketing nas redes sociais, usá-las como canal de atendimento ao consumidor ou só começar a levá-las mais a sério, é muito importante planejar os recursos – as pessoas – para esse esforço.
Recursos = pessoas
Aqui vai uma sugestão dos papéis a serem desempenhados em um plano de marketing para redes sociais:
Habilidade |
Função |
Resumo |
Administração |
Gestor de redes sociais | Responsável pela administração diária das páginas e por seus relatórios. |
Marketing de conteúdo |
Gestor de marketing de conteúdo | Alinha as páginas de redes sociais aos outros esforços de marketing, e cria conteúdos customizados para as audiências. |
Marketing de conteúdo
|
Gestor internacional de redes sociais |
Encontra e customiza conteúdos para audiências locais.
|
Estratégia |
Gerente de redes sociais | Alinha as redes sociais com todas as estratégias e objetivos da empresa. Aquele que defende a esforço nas redes sociais. |
Análise e otimização |
Analista de sistemas |
Implementa uma abordagem |
Análise e otimização | Gestor de CRO |
Aplica os princípios de Otimização de Conversão (CRO) para o marketing nas redes socais para aumentar a performance das páginas. |
Atendimento ao consumidor |
Assistente de atendimento ao consumidor |
Responsável por oferecer atendimento rápido para as solicitações feitas pelo consumidor nos canais de redes sociais. |
É claro que existem alguns recursos caso não seja possível investir em uma equipe para cuidar de suas redes sociais, como os bots – robôs que dão respostas automáticas. Mas eles não são certeiros quando se trata de estratégias de interação com o público ou de manter a reputação da marca.
Muitas grandes empresas têm sofrido com os bots, já que, dependendo do tipo de publicação, o público percebe suas falhas e as compartilha. Eles podem ser boas ferramentas, mas não devem ser as únicas.
🍊O que você precisa fazer?
- Coloque uma pessoa (ou uma equipe) para ficar responsável por planejar e gerenciar sua estratégia de marketing nas redes sociais – se você não tem um funcionário com expertise para isso, invista em cursos para alguém que já trabalha na empresa e tenha esse potencial, ou contrate;
- Dê a essa pessoa prioridades claras;
- Dê tempo suficiente para fazer o trabalho – principalmente se houver outras atribuições;
- Ofereça recursos;
- Crie processos de planejamento, aprovação e publicação.
#DICA: Recomendação de Recursos 🍊 Bancos de imagens
Boas imagens são essenciais em publicações nas redes sociais, mas elas não exigem tantos recursos quando se imagina.
Sites como Unsplash, Pexels e Pixabay oferecem fotos gratuitas. Enquanto Depositphotos e Shutterstock contam com serviços pagos.
Vale a pena conferir.
Fique atento para o nosso próximo post, continuando a falar sobre erros comuns de marketing em redes sociais 😉
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