10 erros comuns de marketing em redes sociais – Parte 4 | EQUIPE

Continuando a nossa série sobre os erros mais comuns em marketing para redes sociais, vamos ao número 4. Como planejar e executar estratégias de mídias sociais em equipe? Como dividir as tarefas para uma estratégia de marketing digital realmente acontecer?

 

🍊Leia a PARTE 1 dos 10 erros mais comuns de marketing em redes sociais

🍊🍊Leia a PARTE 2 dos 10 erros mais comuns de marketing em redes sociais

🍊🍊🍊Leia a PARTE 3 dos 10 erros mais comuns de marketing em redes sociais

 

 

4. Quantidade de pessoas insuficientes para executar a estratégia de mídias sociais

 

Partindo do último erro de que falamos – a falta de uma estratégia e de um cronograma –, enquanto estamos investindo em um plano de conteúdo para redes sociais, é chave decidirmos quem será responsável por cada canal.

 

Sem alguém (ou, se você tiver sorte, uma equipe) que esteja completamente dedicado a este trabalho, as redes sociais podem acabar descendo na lista de prioridades e as publicações começam a ficar mais raras até desaparecerem por completo. Não é difícil encontrar empresas que estejam cometendo esse erro.

 

Se os recursos são limitados, também acontecem os seguintes problemas:

 

🍊Manter a presença nas redes sociais com conteúdo relevante e apropriado à audiência acaba se tornando impossível, então a aproximação começa a ficar mais ampla. Você começa a se distanciar do seu público;

🍊As páginas acabam ficando dias, semanas, meses e até anos sem atualizações que chamem a atenção do público (algo que, provavelmente, seus concorrentes estão aproveitando);

🍊As páginas perdem o tom de voz e a consistência;

🍊As atualizações perdem o propósito.

 

 

Recomendação de Estratégia 🍊 Planejamento de recursos para redes sociais

 

 

Não importa se você quer realmente investir em marketing nas redes sociais, usá-las como canal de atendimento ao consumidor ou só começar a levá-las mais a sério, é muito importante planejar os recursos – as pessoas – para esse esforço.

Recursos = pessoas

 

Aqui vai uma sugestão dos papéis a serem desempenhados em um plano de marketing para redes sociais:

 

Habilidade

Função

Resumo

Administração

Gestor de redes sociais Responsável pela administração diária das páginas e por seus relatórios.

Marketing de conteúdo

Gestor de marketing de conteúdo Alinha as páginas de redes sociais aos outros esforços de marketing, e cria conteúdos customizados para as audiências.
Marketing de conteúdo

 

Gestor internacional
de redes sociais

Encontra e customiza conteúdos para audiências locais.

 

Estratégia

Gerente de redes sociais Alinha as redes sociais com todas as estratégias e objetivos da empresa. Aquele que defende a esforço nas redes sociais.
Análise e otimização

Analista de sistemas

Implementa uma abordagem
baseada em dados para a análise
das redes sociais e modela suas atribuições.

Análise e otimização Gestor de CRO

Aplica os princípios de Otimização de Conversão (CRO) para o marketing nas redes socais para aumentar a performance das páginas.

Atendimento ao consumidor

Assistente de atendimento ao consumidor

Responsável por oferecer atendimento rápido para as solicitações feitas pelo consumidor nos canais de redes sociais.

 

 

É claro que existem alguns recursos caso não seja possível investir em uma equipe para cuidar de suas redes sociais, como os bots – robôs que dão respostas automáticas. Mas eles não são certeiros quando se trata de estratégias de interação com o público ou de manter a reputação da marca.

 

Muitas grandes empresas têm sofrido com os bots, já que, dependendo do tipo de publicação, o público percebe suas falhas e as compartilha. Eles podem ser boas ferramentas, mas não devem ser as únicas.

 

 

🍊O que você precisa fazer?

 

  • Coloque uma pessoa (ou uma equipe) para ficar responsável por planejar e gerenciar sua estratégia de marketing nas redes sociais – se você não tem um funcionário com expertise para isso, invista em cursos para alguém que já trabalha na empresa e tenha esse potencial, ou contrate;
  • Dê a essa pessoa prioridades claras;
  • Dê tempo suficiente para fazer o trabalho – principalmente se houver outras atribuições;
  • Ofereça recursos;
  • Crie processos de planejamento, aprovação e publicação.

 

#DICA: Recomendação de Recursos 🍊 Bancos de imagens

 

Boas imagens são essenciais em publicações nas redes sociais, mas elas não exigem tantos recursos quando se imagina.

Sites como Unsplash, Pexels e Pixabay oferecem fotos gratuitas. Enquanto Depositphotos e Shutterstock contam com serviços pagos.

Vale a pena conferir.

 

Fique atento para o nosso próximo post, continuando a falar sobre erros comuns de marketing em redes sociais 😉

 

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