Como a estratégia multicanal aumentou 225% do faturamento de uma empresa

Com a parceria da Dinbrasil, a My Vintage Dress viu seus números crescerem como nunca! 

No cenário digital competitivo de hoje, simplesmente “estar online” não é mais suficiente. Empresas que desejam não apenas sobreviver, mas prosperar, precisam de uma presença coesa e inteligente em múltiplos pontos de contato com seu público. A grande questão não é se você deve usar diferentes canais, mas como integrá-los para criar uma jornada de cliente fluida e impactante. É aqui que entra em cena uma estratégia multicanal.

Para ilustrar o poder transformador dessa abordagem, vamos apresentar um de nossos cases de maior orgulho: o da My Vintage Dress, um ateliê de vestidos de noiva de luxo que, com a parceria da Dinbrasil, viu seu faturamento crescer impressionantes 225% em apenas 11 meses. 

E esse não é apenas um número, é o resultado de uma transformação digital, baseada em dados, criatividade e um profundo entendimento do negócio do cliente.

O início de uma parceria de sucesso

Quando a My Vintage Dress nos procurou, em setembro de 2024, a marca enfrentava um desafio comum a muitas empresas que buscam uma forte presença no digital: sua visibilidade online estava limitada, e o potencial de alcançar noivas em todo o Brasil (e até mesmo fora dele) estava subaproveitado.

Os pontos que encontramos, que demandavam melhorias, incluíam:

  • O uso de apenas um canal, o Instagram, com uma estratégia desorganizada de Meta Ads;
  • Pouca produção de conteúdo;
  • Baixo engajamento;
  • Site lento e sem otimização para SEO;
  • Falta do uso de CRM por parte do time comercial;
  • Comunicação descentralizada com leads, em sua maioria desqualificados.

 

O ticket médio estava abaixo do ideal e a reputação da marca não estava sendo comunicada da forma que deveria.

E o desafio, nesse cenário, era claro: como traduzir a exclusividade e a experiência de luxo para o ambiente digital e, a partir daí, gerar leads qualificados e aumentar as vendas? 

A resposta não estava em uma ação isolada, mas na construção de uma estratégia multicanal completa e nos ajustes de todos os pontos citados acima. 

Importante: adotar uma estratégia multicanal não significa distribuir conteúdos iguais em canais diversos, por exemplo. Mas, sim, usar diferentes canais de forma integrada e inteligente, de modo a estar em diferentes pontos de contato com o lead.

A estratégia multicanal e outras soluções encontradas pela Dinbrasil

Nosso time propôs que fosse feita uma reestruturação que tivesse como foco a automação, o uso de conteúdo estratégico e, claro, a estratégia multicanal.

Estas foram as frentes nas quais trabalhamos, considerando ainda que a jornada do cliente, principalmente quando envolve uma decisão de compra emocional, como um vestido de noiva, não é linear:

1. Inbound marketing e SEO

O primeiro passo foi migrar o site da My Vintage Dress para um novo servidor, aplicando um forte trabalho de SEO em suas páginas.

Também criamos um catálogo, landing pages de orçamento e um blog que, com foco na publicação de conteúdos relevantes, auxiliou o posicionamento da marca como especialista em seu nicho.

2. Mídia paga estratégica

Trabalhamos com um investimento maior em mídia paga, criando campanhas para nutrir os leads.

Os FUPs automatizados e os disparos via WhatsApp também fizeram parte da nossa estratégia, tudo isso fazendo uso do ecossistema da RD Station para o engajamento e a conversão da base obtida. 

Outra iniciativa foi a de expandir a marca internacionalmente por meio de um mailing de empresas: as newsletters tiveram uma taxa de abertura de 40%!

3. Automação de marketing

Como uma agência Top Tier da RD Station, conhecemos o poder da automação e não poderíamos deixar de incluir as melhores ferramentas em nossa estratégia multicanal. 

Implementamos tanto o RD Station Marketing quanto o RD Station CRM, para que o time comercial da My Vintage Dress começasse a centralizar a gestão de todos os leads e otimizar todo o fluxo de trabalho. 

Já o RD Conversas foi implementado para o início de um atendimento multicanal e para auxiliar a qualificação de leads a ser mais eficiente. 

4. Redes sociais

Por que usar apenas o Instagram, quando a marca tem tanto potencial para outras redes, não é mesmo?

Tendo esse pensamento como base, iniciamos postagens estratégicas no Pinterest, Google, TikTok, Threads e até mesmo LinkedIn: esta pulverização de conteúdos diversificados nos permitiu atingir novos públicos.

Adotamos também novas abordagens visuais e o uso do e-mail marketing. 

Resultados mensuráveis, que comprovam o sucesso da estratégia multicanal

Uma estratégia só é eficaz se puder ser medida. E a abordagem integrada que aplicamos para a My Vintage Dress não apenas funcionou, mas superou todas as expectativas. 

Os números falam por si:

  • Aumento de 225% no faturamento, em apenas 11 meses;
  • Aumento de 650% na captação de leads (de 160 para 1.200 por mês, em média);
  • 27.225 conversões computadas no RD Marketing;
  • Crescimento de 261% nas visitas do site (de 6.500 para 23.500);
  • Aumento de 201% no número de visitantes únicos (de 4.214 para 12.700).

 

Esses resultados colocaram a marca em um patamar de destaque absoluto no mercado de ateliês de vestidos de noivas de luxo no Brasil e são a prova de que uma estratégia multicanal bem planejada e executada é um divisor de águas para qualquer negócio. 

Sua empresa pode ser nossa próxima história de sucesso

Ações isoladas geram resultados isolados. E o case da My Vintage Dress comprova que uma estratégia multicanal coesa, que entende o comportamento do consumidor e o acompanha em todos os canais, gera crescimento exponencial. 

E é por isso que essa estratégia representa o DNA da Dinbrasil: nosso compromisso é ir além do óbvio, gerando resultados reais e duradouros para o seu negócio.

Está pronto para dar esse passo com a gente?

Confira nosso vídeo “Marketing Multicanal: Como VENDER MAIS Usando Vários Canais” e descubra mais sobre o poder desta estratégia!

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