CRM: Benefícios do Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente

CRM é a sigla para Customer Relationship Management ou em português Gestão de Relacionamento com o Cliente. 

Ele representa processos, softwares, estratégias de negócio ou até mesmo uma cultura com objetivo de gerenciar a relação com os clientes para satisfazer e fidelizar, ajudando a reduzir custos e aumentar a qualidade e os lucros do negócio.

Vender é a base, o cerne de sustentação de toda e qualquer empresa.

Podemos ter um ótimo produto, uma produção de alta qualidade, mas se as vendas não acontecerem, a empresa fecha as portas.

Neste sentido, um adequado controle neste processo não é só importante, é fundamental.

É neste cenário, que o CRM se enquadra.

Usar um CRM fará com que você tenha muito mais controle sobre o relacionamento com clientes e o processo de vendas de sua empresa.

Assim a gestão do relacionamento com seu cliente é colocado-o no centro das ações da sua empresa.

Mas, quais os benefícios de usá-lo?

Para conhecer o potencial total de uma empresa, é preciso:

  • entender a necessidade de colocar o cliente como centro da estratégia de vendas;
  • entender a importância da satisfação desse cliente para o seu negócio.

Para ajudar a clarificar os pontos positivos de se adotar um sistema CRM, listamos alguns benefícios para seu negócio, seus vendedores e colaboradores e, mais importante, para SEU CLIENTE.

1- O CRM de vendas humaniza seu negócio.

Conversar com alguém que já conhecemos facilita tudo. Até mesmo solucionar problemas é mais fácil, quando fazemos isso com que já nos é familiar. E é isso que o CRM de vendas cria entre seu cliente e sua empresa.

É possível ter um contato direto e individual com cada cliente, com todas as informações necessárias para solucionar qualquer tipo de dúvida, necessidade ou problema relacionado ao seu produto.

Ter a certeza de que ele é ouvido, traz muito mais segurança ao cliente, que passa a confiar em seu negócio. Isso garante uma nova venda no futuro, além da divulgação espontânea a partir desse cliente para outras pessoas.

2 – Seus vendedores vendendo muito mais (de fato!)

Sabe o tempo que seus vendedores precisavam para identificar oportunidades em meio a um oceano de leads e prospects? Já não existe mais.

E as tarefas de juntar todos os dados e informações necessárias para um contato para tentar gerar uma venda? Terminaram.

O CRM permite que o vendedor navegue com facilidade entre cada categoria de lead.

Ele poderá observar o seu histórico de compra, seu tipo de relacionamento com seu negócio e dados pessoais.

Mais do que isso, você saberá em que ponto do funil de vendas ele se encontra.

Assim, é possível chegar no lead de maneira muito mais pontual e direta, mas ainda de modo sutil. Isso permite o desenvolvimento de uma relação que, mesmo não resultando em venda, vai criar vínculo entre lead e vendedor.

3 – Você entende melhor a sua empresa e o seu produto

Para que o CRM Estratégico traga resultados para o seu negócio, é fundamental que a empresa esteja em dia com os processos, organização e foco. Assim, o software poderá ser um poderoso aliado no desenvolvimento de um plano de gestão do relacionamento com o cliente realmente efetivo.

Com o CRM, é praticamente obrigatório que a empresa conheça seu produto, seu mercado e que tipo de cliente irá lidar. Deve ter plena certeza de seu objetivo e onde deseja chegar.

4 – As pessoas entendem melhor a sua empresa e o seu produto

Quando a “lição de casa” é feita e a empresa tem foco e metas traçadas, é muito mais fácil vender uma ideia e ter o cliente como parceiro em alcançar esses objetivos.

Seu consumidor passa a ter mais segurança ao lidar com uma marca que entende o que e para quem está vendendo, e passa a se identificar e gerar valor para essa marca.

Isso, como já dissemos, gera divulgação, reconhecimento e respeito por sua marca, a partir dos clientes e possíveis futuros clientes. Com isso, você estará garantindo o sucesso de sua empresa.

5 – Todas as equipes da sua empresa produzem mais

O CRM de vendas facilita o acesso a informações, gerando rapidez e foco nas equipes envolvidas – vendas, marketing e o próprio serviço de relacionamento com o cliente.

Produtividade está relacionada a tempo. Uma equipe produtiva passa a criar o mesmo que criava anteriormente, mas em menos tempo.

Isso significa que um negócio mais produtivo, vende mais em um tempo menor que a concorrência.

6 – Todos os dados do cliente em um mesmo local

Esse benefício está conectado com o anterior. A facilidade que um sistema CRM proporciona, para gerenciar cada cliente individualmente, torna a venda muito mais dinâmica.

Rapidez de atendimento e consequentemente solução acelerada do problema são outros fatores positivos. Afinal, o CRM é uma plataforma que apresenta todo o histórico de compra de um cliente. Ela permite que análises comportamentais e indicação de produtos relacionados funcione de modo automatizado.

Isso torna o relacionamento com o cliente mais rápido e humano. Afinal, o sistema permite, de modo automático, que o cliente tenha acesso a tudo o que necessita de modo muito mais ágil.

Você e sua empresa precisam de um software CRM?

A resposta é simples: sim! Não importa o segmento, número de funcionários, processo de vendas ou faturamento. Um CRM é fundamental para ela!

Uma empresa que não usa um bom software de CRM, ou ainda, que não incentiva a centralização dos processos no mesmo, acaba perdendo o controle sobre as vendas. Imagine o seguinte cenário: Você tem que viajar, por algum motivo. Como fará o controle das atividades de seu time de vendas? Como saberá quais as tarefas específicas de cada um? Sem um processo adequado, isso será impossível!

Ou ainda, caso você tenha uma filial ou franquia, como fará para estar por dentro do processo de vendas? Sem um CRM, impossível!

Se sua empresa trabalha com representantes comerciais, como controlar suas atividades e medir sua eficiência? Com um bom software de CRM!

O CRM é uma ferramenta de fundamental importância para o crescimento da empresa. Ele te dará dados precisos, seja para o acompanhamento do crescimento, seja para a projeção do mesmo.

Mas é muito importante entender que não bastante entender o que é CRM. É preciso aplicar suas funcionalidades na prática. É preciso usá-lo de verdade. Caso contrário, os resultados ainda não irão aparecer.

Toda empresa que quer crescer, que visa vender mais e de forma mais rápida e econômica, precisa de um CRM. Caso contrário, o processo de vendas será amador, precário e hora ou outra, trará perda de dinheiro.

Investir em um bom CRM de Vendas é muito mais do que um custo, mas sim um investimento com garantia de retorno para sua empresa.

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