Entendendo o “Porquê” Por Trás das Ações do Consumidor

Se os profissionais de marketing social querem aprofundar suas conexões com os consumidores em social, uma grande ajuda é, em primeiro lugar, saber como e porque as pessoas usam as mídias sociais.

Metade dos consumidores segue uma marca para aprender sobre novos produtos e serviços, enquanto 48% dos consumidores seguem para serem entretidos.

Da mesma forma, é importante entender o que é que as marcas fazem ou dizem nas redes sociais que afastam os consumidores.

O mau atendimento ao cliente é a principal razão pela qual os consumidores deixarão de seguir uma marca nas mídias sociais, seguido por postar conteúdo irrelevante.

Identificar quais ações podem gerar um like ou um deixar de seguir é um desafio, mas é um movimento necessário para os profissionais de marketing sociais que tentam alcançar seus objetivos.

Além de saber o que incentiva o like e seguir, os profissionais também precisam saber os tipos de posts que os consumidores irão interagir mais.

Quando perguntamos aos consumidores que tipos de postagens é mais provável que eles deixem comentários e compartilhem, de maneira geral, a resposta número um foi “publicações de entretenimento” e isso está de acordo com o que a maioria dos profissionais de marketing social consideram efetivo.

50% dos profissionais dizem que publicações de entretenimento e inspiração são o mais eficaz em ajudá-los a alcançar seus objetivos.

O que é interessante de notar é o distanciamento dos consumidores do conteúdo de descontos e vendas, aproximando-se para o conteúdo inspiracional e de entretenimento.

Em 2018, 67% dos consumidores disseram que eram mais propensos a se envolver com publicações de descontos, enquanto mais da metade (51%) disseram que compartilhariam postagens promovendo vendas.

No índice deste ano, 2019, nossas descobertas revelam que a maioria dos consumidores prefere interagir com posts divertidos, e apenas um pouco mais de um terço (37%) envolve descontos e vendas.

Em outra pesquisa no início deste ano, 64% dos consumidores disseram que querem que as marcas se conectem com elas e, sendo hoje as mídias sociais o principal canal de conexão, os profissionais de marketing social precisarão reavaliar como irão incentivar o engajamento.

Com uma sólida estratégia de conscientização de marca entre os consumidores, o próximo passo para os profissionais de marketing é transformar essa conscientização em consideração genuína.

Uma maneira de incentivar as pessoas a considerarem seriamente uma marca é alavancar a voz de opinião dos funcionários.

Hoje, quase três quartos (72%) de todos os profissionais de marketing social usam seus funcionários como defensores da mídia social.

45% dos consumidores dizem que são mais propensos a pesquisar um produto ou serviço quando alguém relacionado à marca, como um empregado, publica sobre isso.

32% dos consumidores reagem da mesma forma quando uma celebridade ou influenciador posta sobre a mesma coisa.

Enquanto oferecer descontos continua a ser uma estratégia eficaz, as crescentes expectativas do consumidor têm desvalorizado publicações promocionais como o principal meio de conexão.

Lembre-se: os consumidores querem se conectar com marcas nas mídias sociais, e pode ser difícil tentar conectar-se com uma marca sem rosto.

Para nutrir ainda mais as conexões com os clientes online, a Dell, por exemplo, recorreu a seus funcionários para servir como face da empresa de informática.

Dell criou o Dell Social Media University, capacitando milhares de funcionários para se tornarem embaixadores da marca ao completar um treinamento interno de mídia social.

Além de postar conteúdos promocionais e relacionados à empresa, os funcionários da Dell aproveitam para responder a perguntas de clientes, escrever posts em nome da marca e até se conectar com possíveis novas contratações.

Estabelecer uma base sólida para a conscientização e consideração é crítica porque pode levar a maior envolvimento do cliente e na decisão de uma compra final.

Quando os consumidores seguem uma marca nas mídias, 67% dos consumidores são mais propensos a gastar mais com essa marca, e 78% dizem que vão visitar essa loja física (varejo).

Isso é especialmente verdade entre a geração do milênio (geração Y): 84% disseram que eram mais propensos comprar de uma marca que eles seguem nas redes sociais em comparação a uma marca que eles não acompanham nas redes sociais.

As ações que os consumidores tomam quando seguem marcas em social demonstra porque as marcas devem investir em se conectar com seu público-alvo.

Quando os profissionais de marketing social investem tempo para construir relações autênticas com o consumidor, eles são recompensado com um aumento no tráfego da web, um aumento em vendas e na defesa boca-a-boca da marca.

Para os consumidores que escolhem se envolver com marcas no social, geralmente há um motivo específico para chegar em primeiro lugar.

A maioria (59%) dos consumidores dizem que vão interagir com uma marca quando eles têm uma ótima experiência com essa organização, enquanto 47% irão entrar em contato (seguir) quando tiverem dúvidas sobre um produto ou serviço.

E apesar do que algumas marcas pensam quando se trata sobre postar a respeito de política ou questões sociais, apenas um em dez dos consumidores vai seguir uma marca quando eles tornam-se políticos.

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