A medida que os profissionais de marketing decidiram recalibrar seus objetivos e distribuir conhecimento de mídias sociais por toda a organização, é igualmente importante olhar para as novas e futuras tendências, para saber utilizá-las, a fim de melhorar estratégias e, também, para saber quais ignorar.
Sem dúvida, os profissionais de marketing devem incorporar essas tendências na comunicação com seus público-alvo.
Quando perguntado quais tendências ou características os consumidores gostariam de ver mais das marcas, o “ao vivo” está no topo da lista, seguido por mais conteúdo gerado por usuários (seguidores) e histórias do Instagram.
Quais são essas tendências?
Tanto os profissionais de marketing quanto os consumidores concordam que o “Ao Vivo” vai se tornar um fator significante na estratégia de rede social de uma marca.
42% dos profissionais de marketing social já tem uma estratégia para o Facebook Live, enquanto 31% dos profissionais de marketing social planejam construir estratégias para Vídeo do Facebook e Ao Vivo do Instagram.
Apesar do crescimento para conteúdo em vídeos, os profissionais ainda estão atrás na linha de crescimento quando se trata de nutrir sua presença no YouTube, perdendo uma oportunidade para conectar-se com os consumidores mais jovens, como a Geração Z.
Menos de um quarto dos profissionais de marketing (24%) para criar uma estratégia para o ao vivo do YouTube.
Se eles estão preocupados com o crescimento sustentável, não machucaria começar a construir estratégias que abordam diretamente consumidor de amanhã.
Comunidades privadas como Facebook ou Grupos do LinkedIn também oferecem às marcas uma oportunidade única de conectar-se diretamente com seu público.
Mais que dois terços dos consumidores (67%) ingressarão em um grupo porque eles querem se conectar com as pessoas que são semelhantes a eles.
Enquanto isso, quase metade (46%) ingressam para se comunicar diretamente com uma marca ou empresa.
Além de nutrir a conexão, grupos privados podem ajudar os 48% dos profissionais de marketing que querem aumentar envolvimento da comunidade no próximo ano.
Ferramentas dentro do espaço social, como análises e escutar ao consumidor, também estão amadurecendo, conforme os profissionais de marketing encontram-se responsáveis pela análise de dados.
Escutando a opinião do consumidor, os profissionais de marketing podem conduzir pesquisas com clientes em escala, e 63% dos praticantes dizem que ouvir o consumidor tornar-se mais importante a cada ano.
Enquanto o o papel do profissional de marketing continua a evoluir, análises e ferramentas de escuta tornar-se-ão indispensáveis para o profissional de marketing social orientado por dados.
Uma Parte Muito Importante: Escutar!
Os profissionais de marketing têm quantidades imensuráveis de dados para trabalhar, mas ferramentas como a escuta e análise de dados tornou mais fácil do que nunca para os profissionais de marketing transformarem esses dados em ideais ativáveis.
Ferramentas de escuta, por exemplo, dá aos profissionais de marketing a capacidade de analisar conversas em escala para entender por que os consumidores falam sobre sua marca ou indústria do jeito que falam.
As métricas das plataformas digitais estão mais acessíveis do que nunca e os profissionais de marketing têm, agora, acesso a informações que suportam iniciativas como análise de tendências, pesquisa de produtos, ideais para combater a concorrência e pesquisa de sentimentos.