Os leads qualificados são sua força vital, por isso, aqui estão três maneiras de capturar mais leads em suas páginas de destino para celular.
Leads qualificados – na forma de e-mails que você capturou e estimulou o suficiente para vender com eficiência – são a força vital do seu negócio.
Qualquer que seja a realidade atual do seu tráfego, você precisa capturar mais desses e-mails.
O que você precisa fazer antes de exibir os seus formulários de captura de e-mails é fundamental!
Porque são esses textos, apresentações de formulários e calls to action (CTAs) que chamam a atenção dos visitantes e os levam a dar o próximo passo.
Melhor ainda, você estará se distanciando de concorrentes que ainda não entendem e aplicam esses fundamentos.
Aqui estão três maneiras de capturar mais leads em suas páginas de destino para dispositivos móveis, seja para tráfego direto, tráfego orgânico ou tráfego proveniente de suas mídias sociais.
1. Construa valor com suas palavras e com contraste
O especialista em análise e conversão da Web, Neil Patel, descobriu com um teste de divisão que uma página mais longa convertia 7,6% melhor do que uma versão mais curta.
Mas isso foi para um site visto em desktop!
Em sites para dispositivos móveis, onde o espaço na tela é precioso, cada palavra, botão e visual deve ter um impacto.
Em outras palavras, você não tem a vantagem da visão periférica de seus visitantes; toda a sua venda precisa ser feita na ‘rua principal’ (a ‘coluna’ do seu site).
Além disso, tenha em mente o fato de que seu visitante móvel está se movimentando, mentalmente sobrecarregado e distraído.
Portanto, a mensagem que você apresenta deve ser clara, concisa e convincente.
Inclua apenas o essencial
Seu objetivo, para o conteúdo de sua landing page, deve ser mostrar apenas as informações essenciais e relevantes naquele momento!
O que são informações essenciais?
- Um título atraente
- Prova quantificável do valor da sua oferta
- Alguma forma de validação social (testemunho, depoimento, etc)
- Seu botão de call to action (CTA)
Como diz o velho ditado de marketing: ‘Mostre-me, não me diga’.
Então, em vez de dizer que você é “o melhor”, prove.
Mostre o número de clientes que você tem ou atingiu. Inclua alguns depoimentos deles. Além disso, inclua alguns estudos de caso.
Fale com os possíveis pontos de dor, o que seus clientes querem resolver!
Muitos profissionais de marketing digital têm medo de dizer algo negativo em uma página de vendas. Mas, sejamos honestos, o que mais interessa a sua perspectiva? É isso mesmo, os problemas deles – o que eles querem resolver.
Portanto, não hesite em colocar essas questões dolorosas em seus títulos!
Melhor ainda, compare a ‘maneira atual’ de fazer as coisas com produtos/ofertas em sua categoria com a ‘nova e melhor maneira’ de fazer isso – a que você oferece!
Nossos cérebros prestam atenção ao contraste, então mensagens como essas ressoarão melhor.
Você não conhece os principais pontos problemáticos de seus possíveis clientes?
Fale com eles diretamente ou por meio de pequenas pesquisas on-line.
Se você não tem acesso direto a essas pessoas, fale com as pessoas em sua organização que normalmente conversam com dezenas de clientes em potencial todos os dias, tais como: representantes de atendimento ao cliente e executivos de contas.
Crie um texto mais atraente
Quanto à forma de escrever, o SmartBlogger compartilha palavras e frases “frouxas” para evitar em suas páginas de destino. Julia McCoy, proprietária da ExpressWriters, compartilha 120 palavras de poder que aprendeu ao escrever textos convincentes para grandes marcas nos últimos dez anos.
Se você não tem um copywriter (redator ou jornalista) em sua equipe, considere seriamente a contratação de um ou de uma agência especializada. Porque no marketing digital não há substituto para se ter um recurso como esse, que sabe como fazer suas “mensagens de vendas” cantarem.
2. Captura inteligente de e-mails
Levante sua mão se estiver cansado dos pop-ups que aparecem um segundo depois de acessar um site de vendas!
No momento em que você entra em uma loja virtual, definitivamente não é hora de pedir a alguém para concluir uma pesquisa!
DICA! Se você vai oferecer um desconto, apenas diga isso no início da experiência, depois aplique automaticamente o código se e quando o cliente decidir comprar.
Quando se trata de pedir e-mails, o primeiro obstáculo psicológico a ser superado é o ‘WIFFM’ (O que há aí para mim)? O segundo obstáculo é o timing e a técnica.
Vamos supor que você esteja vendendo um produto de CRM baseado em nuvem a partir de R$ 599 por mês e que seu cliente em potencial tenha visto sua marca algumas vezes antes de atingir sua página de destino.
Suas mensagens responderam com sucesso à parte WIFFM e eles estão dispostos a agir.
Então… Como e quando você pede o e-mail desse cliente?
Agora é a hora de ser criativo e pensar como um grande vendedor faria. Pergunte a si mesmo:
- Quando é a melhor hora para pedirmos informações pessoais?
- Como e quando devemos interromper para pedir isso?
- Que garantias de privacidade podemos fornecer?
Como interromper
Nós temos interrupções suficientes em nossas vidas hoje em dia. Então, quando você interromper seus visitantes em sua landing page, certifique-se de usar frases amigáveis para a conversação e que atraiam a atenção como:
‘Oi! Percebemos que você está olhando para nossos recursos. Quer ver como nos comparamos com outros aplicativos de CRM baseados em nuvem (incluindo alguns ‘biggies’ como o Salesforce)?’
Note que esta mensagem:
- É contextual: ou seja, pergunta ao visitante em potencial se ele deseja saber mais sobre esse tópico específico e importante.
- Coloca seu prospect no controle (eles podem facilmente pressionar ‘não, obrigado’ e continuar)
- Adiciona valor! Em outras palavras, fornece informações que aumentam o conhecimento e a confiança do seu cliente em potencial na sua solução.
Você pode capturar e-mails de duas maneiras: por meio de um formulário de geração de leads ou por meio de um convite por bate-papo (os convites de bate-papo não precisam de e-mails, mas percebemos que eles são cada vez mais úteis para ofertas B2B de preço mais alto).
DICA! Sempre que você capturar e-mails, certifique-se de não enviar seus e-mails de marketing logo depois, a menos que eles tenham optado por recebê-los
Quando interromper
Você pode se perguntar: quando devo mostrar meu formulário de cadastro?
Provavelmente não é durante o primeiro acesso, mas depois que seu cliente potencial tiver interagido com sua marca o suficiente para estar no estágio de ‘interesse’ ou ‘consideração’.
A maneira de fazer isso é com regras de acionamento, tais como:
- Quando seu formulário de e-mail deve aparecer (após quantas visitas, interações, segundos, etc.).
- Qual mensagem seu visitante deve ver com base nas vendas ou páginas de destino (ou até mesmo partes das páginas) visualizadas.
Você pode codificar essas regras manualmente (ou fazer com que um desenvolvedor faça isso) ou de maneira automatizada (por meio de uma plataforma de personalização). Recomendamos fazer o último, porque:
a. Será mais fácil para você gerenciar as regras daqui para frente
b. Os algoritmos incluídos nas plataformas baseadas em IA mais recentes são impressionantes e continuam a ficar mais inteligentes com o tempo.
Evidentemente, adicionar este tipo de lógica pode ficar um pouco complicado. Portanto, não se preocupe demais quando você estiver explorando pela primeira vez a mecânica dessas formas de captura de e-mail: “como” e “quando”.
Esclarecendo, o principal é que você precisa criar estratégias sobre como construir esse nível de pensamento em cada experiência. Somente fazendo isso você pode ser mais contextual e relevante e, portanto, mais atraente e acionável.
3. Use CTAs de “baixo compromisso”
Em dispositivos móveis, você não pode esperar obter a conversão final com muita frequência. Em vez disso, você deve concentrar sua experiência no celular na meta de capturar leads mais qualificados na forma de e-mails para poder iniciar a conversa.
Portanto, os botões de call-to-action (CTA) nas suas páginas de vendas e de destino não devem ter rótulos de conversão final como “Compre agora” ou “Inscreva-se”. Em vez disso, eles mostram ações de baixo comprometimento como “Explorar”, “Saber mais” ou “Experimentar gratuitamente”.
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Pense nessa interação como se estivesse namorando. Após 20 segundos de conversa, você não pediria à sua acompanhante ‘para tomar uma bebida’ (a menos que você fosse um Don Juan digital!). Você diria algo como “Muito bem, posso vê-lo novamente na próxima sexta-feira?” Essa pergunta é muito mais provável de obter uma resposta positiva.
É o mesmo no mundo digital. Depois que o título e a cópia chamaram a atenção do cliente em potencial, e eles estão confiantes (para mover a página para baixo), você deve guiá-los para uma próxima etapa razoável, como:
- A opção de ver mais conteúdo de interesse (entreviste ou pesquise seus prospectos para descobrir o que são essas coisas).
- A opção de preencher o seu formulário de cadastro em troca de obter algo de valor real (por exemplo, um download de artigos ‘como fazer’ grátis, vídeo, teste gratuito, etc.).
Certifique-se de incluir algumas garantias abaixo desses botões (ou links). Por exemplo, se você oferecer uma avaliação gratuita do seu SAAS, poderá adicionar:
- Não é necessário cartão de crédito
- Planos começam em R$ 199 por mês
- 30 dias para cancelar
Por fim, certifique-se de que o rótulo do seu CTA preencha a frase “O que eu quero fazer…”. Dessa forma, ele estará na linguagem do seu possível cliente em vez do seu jargão de marketing.
Faça seus CTAs serem “pegajosos”
Incorporar seus CTAs em sua página é uma ótima prática; você só precisa fazer isso várias vezes à medida que a perspectiva do cliente se move pela página. Mas tornar seu CTA primário persistente (como um botão sempre visível) é ainda melhor.
Resumindo
Aqui você tem três técnicas que você pode implementar rapidamente para levantar as conversões das suas páginas de destino para celular.
Nosso bravo novo mundo móvel oferece a você uma excelente oportunidade (na verdade, eu diria que é mais imperativo) para levar sua mensagem de marketing em geral – e a geração de leads, especificamente – para o próximo nível.
Seja um pouco mais assertivo e ‘empurre’ formulários de geração de leads e convites de bate-papo, se quiser. Mas lembre-se sempre que seus visitantes estão no controle. Quanto melhor você os informar e provar como você pode melhorar a vida deles, maior será a probabilidade de eles comprarem de você no futuro!