5 benefícios principais de ter um blog para empresas

Entenda por que sua empresa precisa investir em estratégias de marketing envolvendo conteúdo

Os blogs se tornaram uma ferramenta indispensável para empresas que desejam se destacar no mercado digital. Mais do que um espaço para compartilhar conteúdos, eles são uma estratégia poderosa para atrair clientes, fortalecer a marca e gerar autoridade no segmento. Por isso, vale a pena entender por que investir nesse tipo de estratégia pode transformar a presença online do seu negócio e contribuir diretamente para o crescimento das suas vendas.

Ter um blog para o seu negócio pode trazer muitos benefícios potenciais. Aqui estão cinco grandes razões para começar um blog empresarial.

Ter um blog é uma das melhores maneiras de gerar mais tráfego orgânico para o seu site. De fato, uma pesquisa publicada pela HubSpot descobriu que empresas que mantêm blogs têm 55% mais visitantes em seus sites – e é fácil entender o porquê.

Um blog bem-sucedido oferece mais páginas para os motores de busca indexarem. A pesquisa também relatou que essas empresas têm 434% mais páginas indexadas. E mais páginas indexadas significam que seu site aparece em mais resultados de busca.

Os links inbound – ou seja, links de outros sites que apontam para o seu conteúdo – também apresentam um aumento, chegando a 97%. Esses links não apenas enviam pessoas diretamente ao seu site, mas também indicam aos motores de busca que seu conteúdo possui autoridade de domínio. Isso aumenta a chance de suas páginas serem bem ranqueadas nos resultados de busca.

Até 70% dos consumidores descobrem empresas através de seus blogs – e uma vez que isso acontece, você tem a oportunidade de transformá-los em clientes. Isso não vale apenas para empresas B2C. Segundo a OGM, motores de busca ainda são a principal fonte de informação para compradores B2B.

Assim, o blog corporativo pode ser uma estratégia de marketing muito eficaz, pois permite educar potenciais clientes sobre seus produtos ou serviços. Uma vez que você se estabelece como uma autoridade e os visitantes do site começam a se engajar com seu conteúdo, há uma maior probabilidade de que comprem seus produtos ou serviços.

O conteúdo que você cria no blog não precisa ficar restrito a ele. Você pode reutilizá-lo em mídias sociais e outros esforços de marketing digital, como:

  • LinkedIn
  • Instagram
  • Newsletters

Reutilizar conteúdo do seu blog permite que você se envolva com pessoas que talvez não visitem seu site, mas que o acompanham no LinkedIn ou Instagram. Como pode demorar algum tempo para ver resultados enquanto você constrói autoridade e backlinks para impulsionar o tráfego, reutilizar conteúdo pode ajudar a acelerar o processo.

Normalmente, reutilizar conteúdo envolve pegar postagens mais longas e extrair pequenos trechos para usar nas redes.

Você também pode fazer o oposto e reutilizar conteúdo para o blog. Por exemplo, é possível incluir trechos de podcasts em suas postagens. A ideia é sempre aproveitar ao máximo seu conteúdo.

Ter um blog também é uma maneira de construir sua marca. Cada postagem é uma nova oportunidade de conversar com seu público e demonstrar sua expertise. Você pode desenvolver uma voz de marca, ajudando potenciais clientes a entenderem melhor sua posição no mercado (e a compreenderem como seu produto ou serviço pode beneficiá-los).

Postagens de convidados e a conquista de links de outras fontes confiáveis da indústria também garantem que seu nome continue aparecendo para potenciais clientes. Se os clientes em potencial frequentemente virem links para seu blog ou o utilizarem como referência, estarão mais propensos a procurar seus serviços quando precisarem.

Dados mostram que 32% dos representantes de vendas que têm acesso ao conteúdo adequado de capacitação de vendas são mais produtivos e têm mais chances de atingir suas metas.

Ou seja, postagens de blog são um dos vários tipos de conteúdo de capacitação de vendas, já que ajudam a comunicar o valor do seu produto. Exemplos incluem:

  • Mostrar como seus produtos funcionam para ajudar os clientes a resolver problemas;
  • Fazer cases, destacando compradores que tiveram sucesso utilizando seus produtos e serviços;
  • Oferecer estatísticas e estudos que mostram os benefícios dos seus produtos ou serviços.

As estratégias são diversas e todas extremamente benéficas para construir a autoridade da sua marca e comunicar seu trabalho com eficácia.

Investir em um blog é mais do que criar conteúdo, é construir um canal de comunicação direta com o público, fortalecendo a relação com clientes e destacando sua empresa no mercado. Ao compartilhar informações relevantes e bem direcionadas, você não apenas atrai visitantes, mas também os transforma em leads qualificados e potenciais compradores. Portanto, se o objetivo é crescer de forma consistente e sustentável, esse é um passo estratégico que não pode ser ignorado.

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