Aplicativo móvel para empresa… por quê devo ter um?
Um aplicativo para dispositivos móveis bem-sucedido pode ajudar a proporcionar uma melhor experiência ao usuário!
Mas, além disso, pode ajudar a sua empresa!
Neste post, vamos falar sobre 5 dicas para tornar seu aplicativo bem-sucedido.
O crescimento contínuo do celular transformou nosso relacionamento com a web. O que antes era um espaço dominado por desktops agora é móvel.
Em alguns países, a audiência de smartphones é quatro vezes maior, se comparada ao desktop.
Multiplataformas e oportunidades perdidas
Os dados de marketing móvel de várias fontes oferecem um lembrete de que empresas devem prestar muita atenção em como os clientes interagem e desenvolvem experiências consistentes entre os canais.
O desktop ainda é o ponto de partida padrão para muitos profissionais de marketing, mas ignorar os dispositivos móveis é claramente uma oportunidade perdida. Por isso, é importante considerar ter um aplicativo móvel para sua empresa.
O uso de aplicativos para dispositivos móveis domina os navegadores
Então, embora saibamos que o celular domina o tempo online das pessoas, onde esse tempo é gasto?
O mais recente relatório móvel 2018 da Comscore mostra que mais de 80% dos minutos que uma pessoa passa em seu celular, de modo geral, são gastos em aplicativos.
No Brasil, esse número é ainda mais alto: 91%, confira na imagem abaixo:
[Fonte da imagem: Comscore]
Dados do relatório de uso de aplicativos da Flurry mostram que o uso de aplicativos para dispositivos móveis está crescendo 6% com relação ao ano anterior.
Esses dados e insights indicam fortemente que a criação de um aplicativo deve fazer parte da sua estratégia geral de marketing para dispositivos móveis.
Além disso, os consumidores estão claramente à procura de uma experiência de aplicativo atraente, embora tenha em mente que determinados setores (jogos, redes sociais, compras) dominam esse espaço.
Se você conduzir sua própria pesquisa e concluir que existe uma oportunidade real, a criação de um aplicativo para dispositivos móveis certamente deve entrar em seus planos.
Criando uma experiência atraente no seu aplicativo
Há muitos elementos diferentes que precisam ser considerados na criação de um aplicativo para dispositivos móveis, mas aqui estão cinco dicas que proporcionarão um bom ponto de partida:
1. Entenda seu público
Diferentes públicos se envolverão e interagirão com a mídia digital de várias maneiras, e os aplicativos não serão diferentes. Identifique o público-alvo do seu aplicativo e como isso influenciará o design, a criação e a execução.
DICA PRÁTICA
Por exemplo, digamos que você administre uma padaria local. Sua base geral de clientes pode ser muito ampla e incluir todos, desde estudantes até aposentados.
No entanto, você pode identificar uma seção do seu público que normalmente pega um bolo e café no caminho para o trabalho. Isso pode fornecer uma oportunidade para criar um aplicativo que permite que esses clientes façam o pedido com antecedência, para que possam continuar.
Essa informação demográfica pode ajudar a informar sua ideia inicial para o aplicativo.
Por isso, é essencial começar com uma ideia forte que possa ser desenvolvida e resolver um problema genuíno.
2. Faça uma coisa BOA de cada vez
Se você der uma olhada nos principais aplicativos do seu telefone, perceberá uma tendência comum: todos eles fazem uma coisa muito bem. Eles resolvem um problema concentrando-se em um recurso central, proporcionando assim uma forte experiência móvel:
[Fonte da imagem: SmartInsights]
Usando o insight coletado da etapa anterior, considere: o que torna seu aplicativo único?
Tomando o exemplo da padaria de antes, o recurso ‘pick and go’ pode fornecer valor real para o seu segmento de clientes.
Mas faça pesquisas, perguntas, como:
- Quem mais está fornecendo esse recurso?
- Seus concorrentes estão fazendo algo semelhante?
- Há algum outro recurso que você possa ter perdido?
O objetivo é fornecer algo que funcione melhor que a concorrência. Se houver outros recursos secundários, adicione-os como atualizações em versões posteriores (consulte a etapa quatro).
LEIA AQUI: 5 erros comuns de SEO que você precisa corrigir
3. Crie um design diferenciado
O design do seu aplicativo é muito importante, embora o design nesse contexto seja mais do que apenas aparência e comportamento. Três áreas a considerar incluem:
- Experiência do usuário
- User interface (UI)
- Design gráfico
Experiência do usuário (ou jornada de compra)
Reserve um tempo para mapear as principais jornadas que os usuários encontrarão. Para nosso exemplo de padaria, isso pode incluir:
- Entrar / registrar
- Selecionar o local
- Escolher o pedido
- Confirmar
- Pagar
Pode haver outras viagens relacionadas a recursos secundários, como personalização de bolo ou indicar um amigo, mas, por enquanto, a jornada principal deve ser priorizada.
User interface (UI)
O design da interface do usuário se concentra em antecipar o que os usuários podem precisar fazer e garantir que a interface tenha elementos que sejam fáceis de acessar, entender e usar para facilitar essas ações.
Os usuários esperam que seu aplicativo contenha determinados elementos de interface com base em experiências com outros aplicativos mais estabelecidos, por exemplo, Amazon, Facebook e Uber.
Em outras palavras: ser consistente e previsível nas suas escolhas e no seu layout ajudará na conclusão da tarefa, eficiência e satisfação.
Design gráfico
A aparência do seu aplicativo pode parecer superficial, mas as pessoas julgam os livros pelas capas.
Garanta que seu aplicativo esteja em conformidade com suas diretrizes gerais de marca e seja otimizado para a experiência móvel. Isso ajudará a adicionar credibilidade e incutir confiança em seu aplicativo.
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4. Libere atualizações regulares
A criação de um aplicativo móvel leva muito tempo, trabalho e preparação. Este processo raramente é uma coisa única.
Ao contrário dos sites, os aplicativos são executados em telefones celulares que executam sistemas operacionais em constante mudança.
Quando também consideramos erros e alterações na preferência do usuário, podemos começar a entender por que os aplicativos para dispositivos móveis são uma festa em movimento.
Por isso, é importante monitorar constantemente as principais métricas e avaliar o desempenho do seu aplicativo. Tome nota do que está/não está funcionando e de qualquer feedback que os usuários estejam deixando na App Store e no Google Play.
Preste muita atenção às mudanças planejadas e propostas para os sistemas operacionais. Nós, da Dinbrasil, temos este cuidado para que seu aplicativo nunca fique obsoleto.
Melhores momentos para modificar seu aplicativo:
- Novos dispositivos e tecnologias
- Métricas com baixo desempenho
- Mudanças nas tendências de design de aplicativos
- Desejo de novos recursos
- Ajuste para atualizações do sistema operacional
- Feedback dos usuários para melhoria
5. Teste, meça e otimize o aplicativo móvel para empresa
Como acontece com qualquer propriedade digital, o teste é crucial.
Com o cenário dinâmico e dinâmico descrito acima, tenha um ciclo regular de teste e otimização para seu aplicativo para dispositivos móveis.
A análise no aplicativo permite que você entenda como os usuários estão interagindo com o aplicativo, quais elementos estão funcionando/não funcionando e as diferentes ações que realizam.
A avaliação desses dados ajudará você a entender se os usuários estão se comportando em relação ao que você planejou/esperava, ou se há uma lacuna que precisa ser resolvida.
RESUMO
O celular agora é um recurso permanente em muitas das nossas vidas. O tempo que passamos em nossos dispositivos móveis revolucionou a maneira como interagimos com amigos, familiares e marcas.
Com os aplicativos representando 80% do nosso tempo no celular, isso apresenta um caso de negócios atraente.
Para as marcas que decidem seguir o caminho do aplicativo, é essencial ter uma compreensão clara do que o público está procurando e fornecer uma experiência de usuário atraente que solucione um problema genuíno.
O design é importante e é muito mais do que cor e identificação – é também sobre a criação de uma experiência consistente que esteja de acordo com os princípios e diretrizes aceitos.
Depois que um aplicativo é publicado, raramente é o final da história.
Atualizações regulares que se alinham às mudanças nas preferências do usuário e nas atualizações do sistema operacional são essenciais e, como em todo o marketing digital, os testes e a otimização regulares usam uma variedade de insights e análises para ajudar os profissionais de marketing a acompanhar o cenário em constante evolução.