10 erros comuns de marketing em redes sociais – Parte 7 | GERENCIAMENTO DE CRISES

Estamos chegando quase ao final do nosso estudo. Vamos rever os seis primeiros erros de marketing em redes sociais de que já falamos?

 

1) Falta de um plano de estratégia
2) Conhecimento limitado sobre a audiência
3) Ausência de um planejamento de conteúdo
4) Poucas pessoas dedicadas ao trabalho com as mídias sociais.
5) Falta de relatórios e análises de métricas
6) Falta de atendimento ao consumidor

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Expusemos cada um desses problemas e possíveis soluções e atitudes para evitá-los.

Então, vamos ao número 7?

 

7. Desastres online mal gerenciados

 

Goste você ou não, quando qualquer conteúdo, oferta ou notícia é publicado, as pessoas vão comentar nas redes sociais. E, infelizmente, não importa o que seja, nem sempre o feedback será positivo. E quando alguns compartilhamentos negativos surgem, provavelmente outros virão atrás.

 

As redes sociais são um canal de comunicação que as empresas podem usar para ajudar em diversas situações, oferecer informações ou acalmar os ânimos do público com relação a algum assunto específico.

 

No entanto, também podem ser a causa de alguns desastres online, como fazer postagens com uma imagem incorreta ou reforçando estereótipos negativos.

 

Em 2015, a Fast Shop teve um episódio assim. A empresa publicou uma postagem com uma promoção de máquina de lavar em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com a chamada: “tenha mais tempo livre”.

 

As respostas logo vieram, reclamando que a propaganda tinha cunho sexista, já que dava a entender que as tarefas domésticas são função apenas das mulheres. O post acabou sendo excluído.

 

 

 

🍊 Sugestão de estratégia: Tenha uma política de RELAÇÕES PÚBLICAS.

 

Garanta que a estratégia de redes sociais da sua empresa inclua uma política sobre como prevenir e mitigar erros de relações públicas se qualquer publicação causar reações negativas.

 

🍊 O QUE FAZER?

7.	Desastres online mal gerenciados

  • Enfrente os problemas de cabeça erguida: nunca ignore comentários, sempre responda de maneira educada, e faça isso o mais rápido que puder.

 

  • NUNCA discuta: use as redes sociais para acalmar os ânimos; ofereça uma resposta, mas também a comunicação off-line – uma mensagem por e-mail, em um chat privado ou através de uma ligação de telefone.

 

  • Não delete postagens: você pode ‘esconder’ algum post caso seja ofensivo, mas nunca remova comentários.

 

  • Aponte responsáveis: no caso de um desastre online, deixe claro para a equipe que cuida das redes sociais de sua empresa quem deve procurar antes de dar uma resposta.

 

  • Atribua responsabilidades: previna os erros responsabilizando uma pessoa por ficar atenta às respostas à postagem problemática e empregue um processo de aprovação para o plano de conteúdo.

 

  • Ofereça diretrizes: recomende e providencie conteúdo para ser utilizado em situações de crise.

 

  • Monitore a reputação da marca: faça pesquisas para checar se seus consumidores não estão fazendo comentários sobre a sua empresa sem mencioná-la – uma pesquisa descobriu que menos de 3% dos consumidores fazem menções diretas a marcas no Twitter.

Leia também:

Recomendação de Estratégia: monte um plano de marketing de conteúdo

Você tem uma estratégia de conteúdo digital?

🍊Afinal, por que alguém continuaria seguindo a sua marca se você não dá razões para isso?

Para experimentar sucesso real em seus esforços nas mídias sociais, é preciso construir um calendário de conteúdo bem detalhado.

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