10 erros comuns de marketing em redes sociais – Parte 6 | ATENDIMENTO

Olá! Está pronto para continuar nossa série sobre 10 erros comuns de marketing em redes sociais?

 

Já sabemos da importância dos relatórios e das análises de métricas em uma estratégia de marketing de redes sociais. Afinal, sem eles fica difícil saber se qualquer esforço tem sido bem-sucedido.

 

Seguindo para o 6º erro em nosso estudo, vamos falar um pouco mais sobre uma ferramenta imprescindível para entender para onde estamos indo e se conseguiremos chegar onde pretendíamos.

Já falamos sobre:

1) Falta de um plano de estratégia
2) Conhecimento limitado sobre a audiência
3) Ausência de um planejamento de conteúdo
4) Poucas pessoas dedicadas ao trabalho com as mídias sociais.
5) Falta de relatórios e análises de métricas

[CLIQUE EM CADA UM PARA LER]

Vamos ao 6º?

 

6. Falta de atendimento ao consumidor

 

Em grande parte das vezes, as empresas têm um ótimo planejamento de conteúdo com os recursos certos e uma equipe dedicada, mas esquecem que a chave para o engajamento é a conversa – e isso acontece, até mesmo, com marcas que parecem ter um ótimo relacionamento com o consumidor.

 

Responder a comentários é uma parte importantíssima desse trabalho.

 

É quando acontece a interação mais direta com um cliente, seja para ajudá-lo com alguma dúvida, resolver problemas, responder a uma reclamação ou acompanhar o pós-venda. Isso exalta ainda mais a importância de pessoas dedicadas completamente ao marketing em redes sociais.

 

Usar as páginas das redes sociais como uma extensão do atendimento ao consumidor pode mexer com cada aspecto da jornada do consumidor.

 

🍊 Sugestão de estratégia: Ofereça INTERAÇÃO

 

Responda a cada comentário, compartilhamento, menção ou mensagem recebida, e ofereça algo além de uma “resposta automática”.

 

🍊 O QUE FAZER?

  • Considere todas as perguntas e observações – mesmo as negativas. Não tenha medo de “descascar a laranja” 🍊🍊🍊 😉

 

  • NUNCA ignore um comentário negativo

 

  • Monitore as menções da marca ou de hashtags (atente-se ao que pode estar escrito errado, inclusive) regularmente – algumas pessoas cometem erros de digitação e, por causa disso, você pode nunca ficar sabendo sobre uma menção

 

  • Compartilhe, retweet ou reposte o conteúdo de menções positivas, como reviews em blogs

 

  • Ofereça conteúdos informativos ao público, como páginas de FAQ

 

  • Quando for relevante, compartilhe conteúdo de outras pessoas ou empresas – principalmente se forem influentes

 

  • Ofereça ajuda em todas as conversas

 

🍊DICA:

Estar atento e pronto para responder às interações do seu público nas redes sociais pode fazer toda a diferença na sua estratégia de marketing. E isso está diretamente ligado a ter uma equipe disponível e completamente focada nessas atividades.

 

O investimento vale a pena e a sua marca cria uma comunicação direta com o consumidor.

Leia também:

Recomendação de Estratégia: monte um plano de marketing de conteúdo

Você tem uma estratégia de conteúdo digital?

🍊Afinal, por que alguém continuaria seguindo a sua marca se você não dá razões para isso?

Para experimentar sucesso real em seus esforços nas mídias sociais, é preciso construir um calendário de conteúdo bem detalhado.

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