Não é hora de deixar rolar uma campanha ou post agendado, mas sim de ajustar as estratégias de marketing da sua marca!
Como publicitários, gerenciadores de marcas e proprietários de agências, muitos de nós não estamos preparados para o coronavírus.
A maioria de nós nunca vivenciou uma pandemia, nem muito menos experimentou pessoalmente uma. Mas é aqui que o treinamento em comunicação de crise se tornará inestimável!
Estamos acostumados a ajudar clientes com fiascos de relações públicas de curto prazo ou problemas de crise. Mas, não se engane: precisamos nos preparar para uma crise contínua. Esta não será uma crise que desaparecerá tão cedo. Nesse tempo, não faça o marketing pensando no momentâneo.
No mundo online, como os profissionais de marketing lidarão com o coronavírus separará os profissionais dos amadores.
Lembra-se de quando todos pensavam que podiam comprar serviços de mídia social por apenas algumas centenas de reais porque seus filhos na faculdade podiam fazer isso? Agora o campo de jogo foi redefinido.
Este é um momento em que, repentinamente, ficará óbvio o porquê de certas agências cobrarem determinados valores – considerados “altos” – por serviços de marketing e relações públicas.
Os profissionais de marketing do “fundo do poço” continuarão fazendo marketing como se nada estivesse acontecendo. Suas postagens terão quase um tom surdo. Eles não pausarão tweets programados ou conteúdos pré-escritos para campanhas e continuarão comercializando como se ainda estivéssemos vivendo em um ambiente digital pré coronavírus.
Os profissionais “premium”, no entanto, saberão que agora é hora de fazer uma pausa e refletir. Estratégia significa saber quando ficar em silêncio, tanto quanto significa saber o que e quando postar.
Os clientes podem hesitar e perguntar: “Afinal, pelo que estou pagando se você não vai postar nada?” Eles estão pagando porque você sabe a diferença entre quando gritar do telhado e quando ficar quieto.
Não use esse tempo de quarentena como uma jogada de marketing barata para obter mais clientes. A menos que você seja um profissional médio, pise levemente no pedal da produção de conteúdo.
Isso significa fazer um total de 360° na sua estratégia de mídia social em sua marca.
Agora não é hora de compartilhar o belo post criativo que você preparou 90 dias atrás. Guarde-o para outro dia ou outro trimestre.
O coronavírus afetará todos os setores e indústria, incluindo o marketing, as relações públicas e as mídias sociais.