Uma boa estratégia de marketing de conteúdo é uma das melhores maneiras pelas quais uma empresa pode ajudar a moldar sua identidade de marca, atrair interesse de clientes em potencial e reter um público envolvido. Permite estabelecer autoridade em seu espaço, projetar legitimidade e criar confiança entre você e quem você está tentando alcançar.
Como você pode supor, vale a pena entender. Mas é mais fácil falar do que fazer. O marketing de conteúdo não é estático. O cenário da prática está mudando constantemente. Não parece o mesmo agora como era há dez anos, e em dez anos não será mais o mesmo que é agora.
É um tópico difícil de definir – um com um passado fascinante e um futuro emocionante. Por interesse genuíno e praticidade com visão de futuro, é importante entender onde esteve e para onde está indo.
Aqui, teremos uma perspectiva de ambos. Vamos dar uma olhada em como o marketing de conteúdo evoluiu na última década e como ele evoluirá na próxima.
Como o marketing de conteúdo evoluiu na década passada
Google mudou o jogo.
Em 2011, o Google conduziu seu estudo de referência, Momento Zero da Verdade (ZMOT). Ele descobriu que 88% dos compradores usam o que é conhecido como Momento Zero da Verdade – um estágio de descoberta e conscientização em um ciclo de compra, em que um consumidor pesquisa um produto antes de comprá-lo. A pesquisa do Google também indicou que o boca a boca era um fator definitivo para influenciar esse momento.
O estudo fornece um ponto de referência exclusivo no contexto da evolução do marketing de conteúdo. Ele captura a essência de como e por que as empresas precisavam se concentrar no marketing de conteúdo no início dos anos 2010.
Era uma evidência subentendida de que as histórias das empresas estavam sendo contadas on-line – muito além do controle de seus departamentos de marketing – e era do seu interesse ajudar a moldar essas conversas.
O estudo do ZMOT destacou a necessidade de otimização de mecanismo de busca (SEO) sólida. A classificação de palavras-chave relevantes nos mecanismos de pesquisa tornou-se essencial para reforçar a presença on-line de uma empresa e manter-se durante os Momentos Zero da Verdade dos consumidores.
Mas esse estudo não foi a única bomba lançada pelo Google no início de 2010. Na época em que o estudo foi publicado, o algoritmo de classificação do Google mudou para desencorajar o “preenchimento de palavras-chave” – a prática de carregar repetidamente uma página da Web com palavras-chave específicas para tentar influenciar as classificações dos mecanismos de pesquisa.
A mudança representou o que ainda é um esforço contínuo do Google para fornecer aos usuários experiências on-line positivas e úteis. E fez exatamente isso. A mudança que preparou o cenário para as empresas se concentrarem na produção de mais conteúdo significativo e de alta qualidade.
A mídia social aumentou.
Mas a evolução do marketing de conteúdo não estava ligada exclusivamente aos mecanismos de pesquisa.
A ascensão meteórica da mídia social – uma das tendências mais perturbadoras da história humana – também teve um impacto profundo na prática. À medida que essas plataformas se transformaram nos pilares da vida cotidiana, elas apresentaram novos desafios para os profissionais de marketing de conteúdo.
À medida que a mídia social evoluiu, ela popularizou um tipo diferente de consumo de conteúdo que os mecanismos de pesquisa. A diferença se resumia a uma questão de “aguçado versus passivo”.
Os consumidores usam os mecanismos de pesquisa para encontrar o conteúdo de maneira mais clara. De um modo geral, quando você usa um mecanismo de pesquisa, procura uma resposta específica ou um assunto específico. A mídia social permitiu que os usuários consumissem conteúdo mais passivamente em suas plataformas preferidas. O conteúdo que você vê no seu feed do Facebook está chegando até você – e não o contrário.
Essa tendência incentivou a criação de conteúdo mais compartilhável e chamativo, que poderia ser facilmente espalhado pelos canais de mídia social.
Os vídeos deram um empurrão
Os vídeos também surgiram como um dos meios de marketing de conteúdo predominantes à medida que a década avançava, principalmente entre os consumidores mais jovens. Até 2017, mais de 50% dos consumidores queriam ver vídeos de marcas que eles apoiavam – mais do que qualquer outro tipo de conteúdo.
O vídeo é inerentemente envolvente. De um modo geral, é mais fácil seguir do que postagens em blogs, boletins por e-mail ou e-books. Gradualmente, o público levou a isso cada vez mais à medida que a década avançava. No final da década de 2010, plataformas como o YouTube eram centrais no cenário do marketing de conteúdo.
Obviamente, o marketing de conteúdo passou por várias mudanças nos anos 2010, mas, como vimos no começo deste artigo, a prática não é – e nunca será – estática. Ainda há muitas mudanças por vir.
Como o marketing de conteúdo evoluirá na próxima década
O conteúdo em vídeo continuará a ser regra
Como mencionamos, os vídeos estavam surgindo como um dos meios mais importantes – se não os mais importantes – para o marketing de conteúdo no final desta década. Não há indicação de que essa tendência pare tão cedo.
Em de 2020, 85% das empresas usam o vídeo como uma ferramenta de marketing – um aumento de 24% em relação a 2016. E 92% dos profissionais de marketing que o usam consideram uma parte importante de sua estratégia de marketing. Já é um item básico nas operações de marketing de conteúdo de várias empresas, e as pesquisas indicam que a base vai se expandir.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Wyzowl, 59% dos profissionais de marketing que não estavam usando vídeo em 2019 esperam usá-lo em 2020.
No fim das contas, parece que a exploração e expansão do vídeo como o principal meio de marketing de conteúdo continuará. A prioridade para os profissionais de marketing será uma questão de se destacar.
Isso pode significar enfatizar a qualidade do conteúdo que você produz, garantindo que seja enriquecedor, bem elaborado e relevante para os espectadores. Você também pode tentar procurar plataformas emergentes como o TikTok.
Não importa como produtores e empresas individuais consigam inovar no que diz respeito ao marketing de vídeo, o meio será um dos pilares da evolução do marketing de conteúdo no futuro.
O ajuste para dispositivos móveis será essencial e apresentará novas oportunidades.
De acordo com Statista, o tráfego global de dados móveis em 2022 será sete vezes maior do que em 2017. O uso de dispositivos móveis está aumentando astronomicamente e é do interesse de todo profissional de marketing de conteúdo acompanhar a tendência.
Em 2019, 61% das pesquisas no Google foram realizadas em um dispositivo móvel, e essa tendência não mostra sinais de desaceleração. Ter um site otimizado para dispositivos móveis será essencial para os esforços bem-sucedidos de SEO. E muito do conteúdo que você cria também será adequado para essa conta.
Os blogs devem ser facilmente navegáveis em smartphones. O conteúdo de vídeo facilmente acessível que seu público pode assistir em dispositivos móveis também será uma grande ajuda. Perspectivas e clientes precisarão aproveitar ao máximo seus recursos móveis quanto os de desktop.
Essa mudança para o celular também apresentará novas oportunidades por meio de tipos emergentes de mídia. Uma nova tecnologia móvel – como a realidade virtual e aumentada – terá um lugar muito real no futuro do marketing de conteúdo.
À medida que as pessoas continuam confiando mais em seus dispositivos móveis, os profissionais de marketing de conteúdo também precisam.
O conteúdo bem-sucedido será mais compreensivo, objetivo e que chega primeiro ao cliente.
O algoritmo de classificação do Google visa priorizar o conteúdo que mais significará para os pesquisadores. Idealmente, pelos padrões do Google, o primeiro resultado da pesquisa de classificação para qualquer palavra-chave é aquele que melhor atende aos usuários que estão procurando. E com toda a probabilidade, eles continuarão mexendo com seu processo em busca desse interesse.
Embora não se saiba exatamente como o algoritmo pode mudar daqui para frente, um fato permanece: os profissionais de marketing precisam se concentrar em conteúdo de alta qualidade que será direcionado para seus consumidores. Isso significa entender seu público e fazer um esforço considerável para alcançá-lo da melhor maneira.
Como afirma a estrategista sênior de conteúdo da HubSpot, Amanda Zantal-Wiener, “eu estou começando a ver o conteúdo virar uma esquina está na área da empatia. Nos próximos anos, os profissionais de marketing começarão a criar mais conteúdo realmente criado no mentalidade de colocar-se no lugar dos outros – sejam seus clientes, possíveis clientes, parceiros ou outra pessoa em seu público. Eles farão perguntas como: “O que meu público precisa de mim agora? O que posso criar de verdade vai ajudá-los? Isso se tornará um requisito para os profissionais de marketing quando eles começarem a debater conteúdo. ”
Pesquisa, extensão e envolvimento da comunidade se tornarão ainda mais importantes no contexto da criação de conteúdo.
O marketing de conteúdo está tendendo ao enriquecimento do público, em oposição à promoção do produto.
Se essa maré mudar, o marketing de conteúdo continuará se tornando mais direcionado, proposital e centrado no cliente à medida que a prática evolui.
Se há algo que você precisa para entender as evoluções anteriores e futuras do marketing de conteúdo, é isso – não fique muito confortável. Novas tendências e desafios estão sempre surgindo e sempre será do seu interesse ficar a par deles.
E, acima de tudo, concentre-se na criação consistente de conteúdo de alta qualidade, com o qual seu público sempre poderá obter algo.