Em primeiro lugar, os profissionais de marketing social precisam ter em mente que 53% dos consumidores que seguem marcas nas redes sociais mesmo que eles não comprem nada da mesma.
Além disso, 46% dos consumidores dizem que seguem as marcas apenas pelo conteúdo inspirador.
Enquanto 41% seguem as marcas das quais não compram, apenas pelo conteúdo divertido, de entretenimento.
Por que os consumidores seguem marcas nas mídias socais das quais não compram nada?
- Eles postam conteúdo inspiracional
- Eles postam conteúdo de entretenimento e/ou divertido
- Eles postam conteúdo esteticamente agradável
- Eles se alinham com meus valores pessoais
- Eles contam uma história interessante
Para os profissionais de marketing, converter esses seguidores em consumidores (compradores) é uma enorme oportunidade para reforçar o crescimento do negócio e demonstrar como o conteúdo orientado em dados contribui diretamente para o saldo.
Uma vez que eles têm a atenção dos seguidores, os profissionais de marketing precisam identificar quais tipos de conteúdo e ações sociais levarão essa conexão um passo a frente.
61% dos seguidores disseram que publicações oferecendo descontos poderiam incentivá-los a fazer uma primeira compra, enquanto 45% disse publicações informativas convence-os a comprar.
Baseado nos dados das mídias sociais, os profissionais de marketing podem ver que tipos de posts têm as melhores taxas de conversão e onde devem investir o seu recursos para criar um conteúdo online eficaz.
Contudo, nem todo consumidor vai clicar no botão de comprar na primeira vez – e tudo bem.
O que nós, os profissionais de marketing social, devemos nos concentrar em fazer é fortalecer as conexões que compartilhamos com nossos seguidores até que eles estejam prontos para apertar o botão e comprar.
Finalmente, quando é hora de converter pessoas em compradores ativos, os profissionais de marketing social devem usar uma combinação de descontos, demonstrações de produtos e conteúdo para mover seguidores através do funil de compras.