10 erros comuns de marketing em redes sociais – Parte 9 – Conteúdos para cada rede social

Seguindo o nosso estudo sobre os maiores erros de marketing nas redes sociais, vamos falar um pouco sobre a importância da diferença entre cada plataforma?

 

Já passamos pelos 8 maiores erros que as empresas costumam cometer quando investem no mundo digital:

1) Falta de um plano de estratégia
2) Conhecimento limitado sobre a audiência
3) Ausência de um planejamento de conteúdo
4) Poucas pessoas dedicadas ao trabalho com as mídias sociais.
5) Falta de relatórios e análises de métricas
6) Falta de atendimento ao consumidor
7) Desatres online mal gerenciados
8) Falta de estratégia para anúncios pagos

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Vamos ao 9º?

 

O 9º erro que as empresas costumam cometer em seu investimento nas redes sociais é:

 

9. Tratar todas as plataformas da mesma maneira

 

Um erro comum que muitas empresas cometem é tratar todas as redes sociais da mesma maneira, assumindo que os usuários também se comportam da mesma maneira.

 

 

As pessoas normalmente são ativas em uma ou duas redes diversas vezes durante o dia, e usam outras com menos frequência. Elas escolhem a sua “favorita” baseadas no quanto se sentem confortáveis naquele ambiente (a experiência do usuário), nas conexões que têm (amigos ou contatos) e no propósito pelo qual usam aquela plataforma (social ou profissional).

 

 

Quando se trata da maneira como as marcas usam as redes sociais, no entanto, costuma haver uma hierarquia baseada em tamanho e potencial de alcance – principalmente nos B2C. Por causa disso, o Facebook tende a ser a maior fonte de interesse, já que tem uma média de mais de 2 bilhões de usuários mensais. Mas, para algumas empresas, pode não representar a melhor oportunidade.

 

 

Mesmo assim, é bem comum que as empresas planejem o seu conteúdo para o Facebook e só compartilhem nas outras redes sem muita consideração se aquilo é relevante para aquela audiência ou, até mesmo, se a audiência que querem alcançar está lá.

O mesmo acontece com as mensagens focadas em B2B no LinkedIn, que são simplesmente espalhadas em outras redes, cujo público é essencialmente de consumidores finais.

 

 

Por exemplo, você pode ter uma página bem-sucedida da sua marca no Facebook no Reino Unido, mas em outro país talvez o Twitter tenha uma comunidade mais interessante para você investir. A idade também é um fator com que se identificar pode ser muito efetivo para a sua empresa.

 

Redes Sociais mais utilizadas pelos usuários no Brasil
Fonte: Social Media Trends 2019 – Rock Content

 

Recomendação de estratégia: Planeje um conteúdo relevante para cada rede

Como parte do seu planejamento de conteúdo, crie publicações que são relevantes de forma específica para cada rede social, considerando a mensagem, o propósito e a prioridade.

 

🍊 O QUE FAZER?

 

==> NÃO COMPARTILHE DE OLHOS FECHADOS
         🍊Construa e organize as postagens individualmente de acordo com as redes sociais em que sua marca tem uma página, para que nenhuma letra se perca ou imagens e links sejam carregados na maneira incorreta dependendo das limitações de cada site.

 

==> IDENTIFIQUE SUAS COMUNIDADES E SEUS AMBIENTES
         🍊Preste atenção no que o público que você quer alcançar tem compartilhado e com quem tem interagido em cada rede, e invista especificamente nisso ao invés de só jogar uma mensagem que foi criada para outra audiência.

 

==> ESCOLHA SUAS REDES PRINCIPAIS DE ACORDO COM SEUS DADOS E OBJETIVOS
         🍊Não copie o que outras marcas estão fazendo por ter medo de criar o seu próprio conteúdo e as suas estratégias

 

 

Em resumo, conheça as redes sociais e entenda quais são mais indicadas para a sua marca, o seu tipo de produto ou serviço e onde o público que você quer alcançar interage mais. Sabendo disso, crie estratégias específicas para cada rede e tenha a certeza de que seu esforço será recompensado.

 

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🍊Bem, certamente a beleza do marketing digital é que você pode obter resultados concentrando-se nas táticas como pesquisa, mídia social e email marketing.
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