O INSTAGRAM ESTÁ ESCONDENDO OS LIKES. E agora?

Um belo dia de sol, enquanto todo mundo planejava suas melhores fotos para postar nas redes sociais, alguma coisa parecia diferente.


O que mais se temia aconteceu.
O Instagram colocou em prática algo que se comentava já há algum tempo: passou a esconder os likes das postagens.

 

Na verdade, a novidade ainda é um teste, mas a intenção, segundo declaração oficial da própria plataforma, é que os usuários “foquem no que compartilham, e não em quantas curtidas suas postagens recebem”.

Por isso, desde 17 de julho na Austrália, Nova Zelândia, Irlanda, Itália, Japão e Brasil as pessoas só podem ver os likes de seus próprios posts.

Isso não é apenas uma tentativa de mudança, mas uma resposta a um uso muito comum do Instagram apenas para checar a popularidade de fotos, o que diversos estudos têm associado a casos de depressão, ansiedade, dificuldade para dormir e o recente FoMO, uma síndrome que revela o medo de estar por fora das redes sociais.

 

Além de causar um vício que pode ser maior do que o gerado pelo álcool e os cigarros, como destacado por uma pesquisa realizada no Reino Unido.

 

🍊Como isso impacta o seu negócio?

 

É difícil dizer se essa mudança vai permanecer ou não, mas ela não impacta só as contas pessoais. Por ser uma das redes sociais que mais cresceu nos últimos anos e por receber mais de 95 milhões de publicações todos os dias, o Instagram virou alvo das empresas como ferramenta de marketing, e isso não é nenhuma novidade.

 

Os números são surpreendentes:

 

🍊98% das marcas de moda tem uma conta no Instagram;

🍊72% dos usuários dizem ter comprado um produto que viram no aplicativo;

🍊80% das contas segue um negócio no Instagram;

🍊O Instagram tem 58 vezes mais engajamento por seguidor do que o Facebook;

🍊1/3 dos stories mais visualizados são criados por empresas.

 

 

E a lista não para.

 

Sabendo da importância do Instagram para os negócios, como é possível continuar acompanhando o engajamento sem poder ver os likes dos posts?

 

A verdade é que as pessoas saberem quantas curtidas a sua postagem teve pode não ter tanto poder quanto se imagina.

 

A informação é importante para rastrear o engajamento, mas não de maneira isolada.

 

Contando que você ainda consegue ver os números de reações às suas publicações, é possível combinar esse número com a quantidade de comentários, os tipos de comentários, os compartilhamentos, a quantidade de pessoas que salvaram a imagem.

 

Além disso, existem diversas ferramentas que ajudam a medir o engajamento da maneira correta.

 

Se a sua estratégia está focada apenas nos números – eles estando em evidência ou escondidos –, você já tem perdido informações extremamente importantes e pode estar seguindo o caminho errado.

 

Fizemos uma sequência de artigos sobre os 10 maiores erros do marketing em redes sociais.

 

Eles dão uma boa visão de como criar uma estratégia eficaz para sua empresa nas redes sociais e ainda explicam como pensamentos equivocados sobre o que realmente está comunicando da maneira certa com as pessoas certas podem impedir um relacionamento online bem-sucedido.

 

🍊 Você pode conferir o primeiro artigo aqui.

 

Com tudo isso dito, aqui estão algumas recomendações do que você pode fazer para que a imagem da sua marca vá muito além dos likes:

 

Conheça o seu público.

Pode parecer óbvio, mas não é. Entender o que a sua audiência quer e como ela se relaciona com a sua marca é vital para criar e compartilhar conteúdo de qualidade em qualquer plataforma, inclusive o Instagram.

 

Compartilhe conteúdo de qualidade.

Nem só de boas fotos vive uma empresa. Você tem compartilhado informações úteis e detalhadas sobre a sua empresa junto de imagens de qualidade? A chave é pensar em como o público se conecta com você e como entende o que a sua empresa oferece.

 

Interaja!

Não é só postar o que as pessoas querem ver, é interagir com elas, responder a suas perguntas e comentários, fazer pesquisas nos stories sobre seus produtos. Isso vai muito além dos números.

 

Então, não se desespere com “o fim dos likes”.

 

Continue fazendo um trabalho que envolve conteúdo de qualidade e uma visão clara do que você quer falar e para quem.

 

Isso, com certeza, vai trazer resultados ótimos para a sua empresa e vai te ajudar a usar o Instagram da melhor maneira possível para crescer de maneira saudável.

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