RD SUMMIT 2023: Insights e Tendências

Descubra como foi o maior evento de marketing, vendas e inovação da América Latina e o que precisa estar no seu radar para o próximo ano

Nos dias 8, 9 e 10 de novembro, aconteceu pela primeira vez em São Paulo o RD Summit, maior evento de marketing, vendas e inovação da América Latina. Ao todo, foram mais de 15 mil participantes espalhados por mais de 100 mil m2 do Expo Center Norte. As nove trilhas de conteúdo trataram de marketing, vendas, inovação e tecnologia, conversational, customer experience e customer success, desenvolvimento pessoal, gestão e estratégia, diversidade e inclusão e e-commerce. Para falar de cada um dos assuntos, 120 palestrantes estiveram presentes, além de artistas em seis shows e mais de 200 marcas expositoras.

Os três dias foram marcados por muito conteúdo, negócios, entretenimento e, é claro, RD Station!

A equipe da Dinbrasil, parceira Gold RD, não poderia ficar de fora do evento – e você vai descobrir o que mais chamou a nossa atenção.

Dispensando apresentações, Camila Farani falou sobre negociação e trouxe máximas importantes para o mundo corporativo, destacando que tudo é negociação e que pessoas felizes negociam melhor. Além disso, a fundadora da G2 Capital e do Grupo Farani trouxe as técnicas da Newgotiation e explicou quais os 10 elementos principais que empreendedores e intraempreendedores devem dominar para se preparar para os negócios.

Farani também afirmou que o tempo é o único ativo que não conseguimos vender, assim vale investir em estratégia sempre.

Já Rafael Kiso, da mLabs, tratou do poder dos dados para alavancar as mídias sociais. Não é surpresa para ninguém que os dados são o novo petróleo, mas como utilizá-los a favor da sua empresa e não acabar afogado por eles? Foi exatamente sobre isso que Kiso falou. “Atualmente, simplesmente estar presente nas mídias sociais não é mais suficiente”, explicou, “a chave para se destacar está na arte e ciência da análise de dados”.

Para ele, a frequência é o principal gerador de impacto nas vendas, mas isso não tem a ver apenas com a quantidade de vezes que a empresa posta, e sim com quantas vezes ela aparece para a mesma pessoa.

Além disso, questões como horário, retenção e indicadores (as famosas métricas) não podem ser desconsideradas por uma estratégia de mídias sociais bem-sucedida.

“Não é sobre você, é sobre a transformação que você vai gerar em seu público”, destacou o fundador da mLabs.

CEO da Layer Up, Samira Cardoso destacou os principais erros que podem ser cometidos pelos profissionais de marketing e que devem estar no radar dos CMOs. A lista envolve:

  1. Não definir objetivos e metas claras e mensuráveis;
  2. Não compreender contextos e não analisar os resultados corretamente;
  3. Falta de alinhamento do marketing com outras áreas da empresa;
  4. Não construir a equipe certa;
  5. Demorar para começar a investir em branding;
  6. Investir mal os recursos financeiros disponíveis;
  7. Não se adaptar às demandas do mercado e novas tecnologias.

Cardoso ainda trouxe pesquisas robustas para falar sobre as tendências do mercado para o próximo ano, destacando quatro macro ambientes: canais, formatos, ações e operação.

Em uma palestra essencial para o momento em que vivemos, Bruna Ortega, da WGSN falou sobre “a era da ansiedade algorítmica”. Com informações de uma matéria publicada no The New York Times, Ortega trouxe luz à maneira como o uso das redes sociais e outras mídias digitais têm impactado nossa saúde mental.

Ela destacou ainda como, apesar de termos acesso a tantos conteúdos, vivemos a era da “desinformação”, com as plataformas das redes sociais se tornando responsáveis pela disseminação de informações de todos os tipos, sendo elas verdadeiras ou não.

A especialista também falou sobre o futuro pós-social, com uma tendência cada vez maior das pessoas – principalmente os jovens -, se afastarem das plataformas e dispositivos eletrônicos para poder desacelerar. Isso envolve aprender a ignorar os algoritmos, moldar o comportamento para proteger a autenticidade, escolher comunidades descentralizadas, preferir espaços pequenos.

A ideia é que a preocupação com saúde mental leve a um uso mais consciente das redes sociais, evitando as distrações e focando no que é real e interessante.

Parte da realidade dos próximos anos é a aposentadoria cada vez mais frequente de influencers por burnout, já que, segundo Ortega, o excesso cria ansiedade tanto para o consumidor quanto para o criador.

O professor e psicólogo Genesson Honorato também tratou dos algoritmos e sua influência, principalmente no que tem sido chamado de “economia da atenção”. Honorato falou sobre como o excesso de informações tem mudado nossa maneira de ver o mundo e nossas experiências pessoais.

Mais uma vez, a RD trouxe o que há de mais atual e importante no cenário do marketing digital, sem deixar de lado a realidade que temos vivido e como isso impacta tudo o que fazemos. É possível ter uma empresa de sucesso sem abrir mão da saúde e do bem-estar – o seu, dos seus colaboradores e do seu público-alvo.

Se você quer aproveitar tudo que a RD pode oferecer para o seu negócio com estratégias inteligentes, a Dinbrasil está pronta para te ajudar. Vem potencializar sua paixão com a gente! Fale com nossos especialistas.

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