10 erros comuns de marketing em redes sociais – Parte 2 | AUDIÊNCIA

Continuando a nossa série “Guia de Erros de Marketing nas Redes Sociais”, vamos falar sobre um erro muito comum, que pode ser o sabotador de qualquer estratégia.

Leia a PARTE 1 dos 10 erros mais comuns de marketing em redes sociais, clicando aqui.

2. Conhecimento limitado sobre audiência

Sem saber como a audiência que você deseja alcançar enxerga e usa as redes sociais, é impossível se comunicar com ela.

Você pode até ter informações aprofundadas sobre quem é o seu cliente e como ele se comporta off-line, mas você sabe como ele interage online? E, quanto a isso, um lembrete importante: não importa se você já está interagindo com eles ou não, seus clientes já estão falando sobre a sua marca ou produto.

Quais marcas eles seguem? Com quais conteúdos interagem? Quais tipos de conteúdo geram ações? Quais redes sociais usam mais? Quando estão conectados? Sobre o que estão falando? O que compartilham?

Essas são apenas algumas perguntas para as quais as empresas precisam obter resposta antes de esperar por engajamento. Sem saber disso tudo, você pode, inclusive, estar investindo na rede que o seu público não está usando!

 

🍊O que fazer?

Use ferramentas para monitorar como a sua audiência realmente usa as redes sociais, o tipo de conversa que tem sobre a sua marca e tópicos de interesse, onde tem essas conversas, e o que você pode aprender com os concorrentes.

Isso ajuda a identificar em qual fase as pessoas estão: consciência, conversão ou decisão. E então fica mais fácil se comunicar da maneira certa como cada uma delas.

 

Monitore:

🍊De onde vem a maior parte do engajamento

🍊Menções sobre a marca (e sobre os produtos) para saber o que as pessoas estão dizendo sobre a sua empresa

🍊Campanhas e hashtags relacionadas

🍊Sentimentos – sua marca está sendo mencionada de maneira positiva ou negativa?

🍊Alertas ou notícias relevantes – interaja para mostrar autoridade no assunto

🍊Possíveis influenciadores com quem fazer parcerias

🍊O que os concorrentes estão compartilhando e qual o engajamento em suas publicações

 

NÃO PERCA! 🍊🍊🍊
Nest post, falamos sobre TRANSFORMAÇÃO DIGITAL e por que nós, da DINBRASIL, usamos o conceito de LARANJAS em toda nossa comunicação!

 

🍊Ferramentas gratuitas

Nem todas as empresas disponibilizam um orçamento para investir em ferramentas pagas de monitoramento. Mas isso não é um problema. Atualmente, há ferramentas gratuitas ou é possível usar as versões “trial” – com menos recursos, mas ainda extremamente úteis.

Algumas delas são:

🍊Google Alerts
🍊Twitter advanced search
🍊Social mention

Formulando um plano de estratégia que funciona para a sua empresa, você vai garantir que as redes sociais não fiquem isoladas dos outros esforços de marketing, que sejam sustentáveis e que se tornem parte importante de toda a estratégia do seu negócio.

 

A Smart Insights criou um infográfico com diversas ferramentas que podem ser úteis:

Fique atento para o nosso próximo post, continuando a falar sobre erros comuns de marketing em redes sociais 😉

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