10 erros comuns de marketing em redes sociais – Parte 10 – Falta de integração

Enfim, chegamos ao último erro que as empresas mais costumam cometer em suas estratégias – ou na falta delas – de marketing nas redes sociais.

 

Nessa trajetória, falamos sobre:

 

1) Falta de um plano de estratégia
2) Conhecimento limitado sobre a audiência
3) Ausência de um planejamento de conteúdo
4) Poucas pessoas dedicadas ao trabalho com as mídias sociais.
5) Falta de relatórios e análises de métricas
6) Falta de atendimento ao consumidor
7) Desatres online mal gerenciados
8) Falta de estratégia para anúncios pagos
9) Tratar todas as plataformas da mesma maneira

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Tudo para que você possa rever suas estratégias e investir nas redes sociais para se comunicar com o público certo, na hora certa e da maneira certa, e para criar uma imagem positiva da sua empresa.

 

Então, vamos ao 10º erro mais comum e às formas de evitá-lo?

 

10. Falta de integração com outros canais

 

Houve uma época em que as empresas ainda não entendiam onde as redes sociais se encaixavam na estratégia de marketing.

 

Naquele tempo, elas acabaram rodando entre equipes, e ninguém sabia ao certo quem deveria cuidar delas e nem como fazer isso.

 

Hoje, as redes sociais são reconhecidas como parte importantíssima dos esforços de marketing, atendimento ao consumidor e comunicação corporativa.

 

Mesmo assim, muitos ainda cometem falhas ao integrar as plataformas sociais a outros canais de comunicação, prestando pouca atenção no papel dessa integração na trajetória do consumidor em toda a estratégia de marketing.

 

As redes sociais não ficam só no planejamento inicial, mas também podem atuar em fases posteriores, como marketing para recompra, engajamento da comunidade após a venda, feedback e serviço ao consumidor.

 

A verdade é que alguns estudos comprovaram que os consumidores acreditam que as redes sociais aumentaram a prestação de contas das marcas em 81%.

 

Isso levou quase metade das pessoas (46%) a usar alguma plataforma online para fazer reclamações. Essas reclamações oferecem uma boa oportunidade para que as empresas ofereçam um atendimento ao consumidor que possa influenciar futuras compras, principalmente quando 35% dos entrevistados disseram que boicotariam uma marca que ignorasse seus comentários.

 

No entanto, é importante ressaltar que 50% dos consumidores disseram que boicotariam uma marca, caso recebessem uma resposta inútil, mostrando que a maneira como as empresas se relacionam com as pessoas nas redes sociais pode ter um impacto negativo ainda maior do que apenas ignorá-las.

 

 

Recomendação de estratégia: Considere as redes sociais como uma parte da jornada como um todo

 

Quando estiver criando sua estratégia de marketing para as redes sociais, pense em como suas plataformas podem funcionar como suporte em diferentes partes da jornada do consumidor.

 

🍊 O QUE FAZER?

Garanta que sua estratégia para as redes sociais não está isolada:

 

==> Considere os pontos de contato que as mídias sociais têm na jornada interativa do consumidor (desde conteúdos promocionais e questionamentos antes da compra até solução de problemas pós-venda e defesa)

 

==> Adapte suas estratégias de comunicação ou de contatos para integrá-las à gama completa de canais de comunicação de marketing para dar suporte aos prospectos e consumidores nessa jornada

 

Investir nas redes sociais pode aumentar a visibilidade da sua marca. Fazer isso da maneira certa, pode trazer resultados muito mais satisfatórios e criar uma imagem consolidada.

 

Vale a pena começar ou mudar o que for preciso para comunicar melhor.

 

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